Feira de Santana participa do 2º Simpósio Internacional de Educação Infantil em São Paulo

Geral Educação Infantil

Feira de Santana participa do 2º Simpósio Internacional de Educação Infantil em São Paulo

O evento, realizado em São Paulo, reuniu especialistas de referência mundial, gestores públicos e pesquisadores 

Fotos; Divulgação SEDUC

A Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana marcou presença, nesta terça-feira (7), no 2º Simpósio Internacional de Educação Infantil, promovido pela Fundação Bracell, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), UNICEF, Itaú Social e outras instituições nacionais e internacionais. O evento, realizado em São Paulo, reuniu especialistas de referência mundial, gestores públicos e pesquisadores para debater políticas públicas voltadas à Primeira Infância.

Representando o município, participaram o secretário de Educação, Pablo Roberto, a diretora do Departamento de Ensino, Adriana Bulos, e a articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Sammara Chaves.

Um dos momentos de maior destaque do simpósio foi a palestra da professora Dana McCoy, da Harvard Graduate School of Education, reconhecida internacionalmente por suas pesquisas sobre desenvolvimento infantil, desigualdade educacional e impacto das políticas públicas na Primeira Infância. A especialista apresentou evidências sobre como o investimento nos primeiros anos de vida tem efeitos duradouros na aprendizagem, na saúde e na equidade social.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Segundo Dana McCoy, "cada real investido na Primeira Infância retorna para a sociedade de múltiplas formas, seja em melhores resultados educacionais, seja em maior produtividade e bem-estar social". Sua fala reforçou a necessidade de "olhar para a Educação Infantil não apenas como uma etapa escolar, mas como uma base essencial para o desenvolvimento humano e para o futuro de um país mais justo".

O encontro também contou com outras referências internacionais, como Susan Furhman, da Universidade de Columbia, e representantes do MEC, UNICEF, Inep, Todos Pela Educação, Fundação Van Leer e Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA/USP – Ribeirão Preto.

Para o secretário Pablo Roberto, a participação de Feira de Santana no evento reforça o compromisso da gestão com a qualidade da educação desde os primeiros anos de vida. "A Educação Infantil é a base de todo o processo educacional. Investir nessa etapa significa garantir um futuro com mais equidade e oportunidades. Feira de Santana tem buscado constantemente alinhar suas políticas às melhores práticas nacionais e internacionais, e participar de um simpósio dessa relevância é fundamental para continuarmos avançando com responsabilidade e inovação", destacou.

A diretora Adriana Bulos ressaltou a importância do diálogo com instituições de referência e a troca de experiências como instrumento para o fortalecimento das ações locais. "Discutir a Educação Infantil com especialistas de todo o país e do exterior amplia nosso olhar sobre as possibilidades de aprimorar o trabalho pedagógico nas escolas municipais. São debates que inspiram e nos ajudam a consolidar práticas cada vez mais efetivas, sensíveis e voltadas ao desenvolvimento integral das crianças", afirmou.

Já a articuladora Sammara Chaves enfatizou o papel da articulação entre os entes federativos e parceiros institucionais na consolidação de políticas públicas de alfabetização e de atenção à Primeira Infância. "O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem reforçado a importância de um trabalho integrado entre União, estados e municípios. Eventos como esse mostram que estamos caminhando na direção certa: com base em evidências, cooperação e foco no direito de aprender desde a Educação Infantil", pontuou.

O 2º Simpósio Internacional de Educação Infantil é considerado uma das principais referências nacionais na discussão sobre políticas públicas para a Primeira Infância e reforça a importância da troca de saberes entre o Brasil e instituições internacionais de ponta, como Harvard e Columbia, na construção de um futuro com mais oportunidades para todas as crianças. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 08 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/