Futebol americano retorna ao Joia da Princesa com Cavalaria 2 de Julho x Recife Mariners
Atualmente, a cidade não possui um time oficial da modalidade com contato total, mas mantém projetos de flag football
De acordo com Yann Amarante, linebacker da Cavalaria, o jogo tem um significado especial para a cidade. "Feira sempre representou o futebol americano através do Santana Red Bulls. Depois da pandemia, não conseguimos retornar com o time e acabamos fazendo essa fusão com a Cavalaria. Trazer esse evento para o Joia, que sempre acolheu o esporte, é uma forma de incentivar a modalidade e atrair novos apoiadores", destacou.
A expectativa é de grande público. "Nas últimas partidas no Joia, tivemos média entre 800 e 1.200 pessoas. Amanhã queremos colocar de 1.500 a 2.000 torcedores para lotar e fazer uma grande festa", completou Yann.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O linebacker ressaltou ainda a força da modalidade no estado. "A Conferência Nordeste é uma das mais disputadas do Brasil, talvez empatada com a Sudeste, que reúne times de Minas e São Paulo. Temos atletas importados, dois jogadores estrangeiros e até técnico dos Estados Unidos. Viemos este ano para brigar pelo título nacional", afirmou.
Yann também explicou o funcionamento básico do esporte para o público iniciante. "O futebol americano é uma conquista de território. O time de ataque tem quatro tentativas para avançar 10 jardas (cerca de 9,8 metros). A cada avanço bem-sucedido, o time renova as jogadas até chegar à end zone, onde marca o touchdown, que vale seis pontos. Caso não consiga, pode tentar um chute para somar três pontos."
Modalidade em Feira de Santana
Atualmente, a cidade não possui um time oficial da modalidade com contato total, mas mantém projetos de flag football, versão sem contato físico direto, que se tornou recentemente esporte olímpico. No ano passado, atletas de Feira chegaram a disputar seletivas nacionais após boas colocações em torneios estaduais.
O evento tem apoio da Prefeitura de Feira de Santana, do prefeito José Ronaldo, do deputado Jurailton Santos e do secretário Emerson Brito, além de apoiadores locais. "O Joia é a nossa casa, e contar com essa parceria foi essencial para realizar o jogo. Queremos que mais pessoas conheçam o esporte e façam parte dessa festa", agradeceu Ian Amarante.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.