Hemoba/Feira só tem sangue em seu estoque para mais dois dias

GeralEstoque de sangue

Hemoba/Feira só tem sangue em seu estoque para mais dois dias

Mesmo com campanha sendo divulgada em todo o Estado, é fraca a movimentação de doadores no Hemoba de Feira

Mário Sepúlveda

Faltando pouco mais de uma semana para a largada dos festejos juninos o estoque do banco de sangue do Hemoba/ Feira de Santana é considerado critico, com poucas bolsas de sangue positivo, quanto negativo. A direção da unidade confirmou que o estoque do tipo positivo só atende a demanda de mais dois dias, enquanto o negativo – com três bolsas – só poderia atender até ontem. 

Lançada em Salvador na semana passada a Campanha do Hemoba, "Doe sangue. É tradição que salva vidas", tem o objetivo de incentivar as pessoas doarem sangue de forma voluntária e altruísta durante o mês de junho, quando há uma diminuição no número de doações de sangue e a situação se torna preocupante por conta dos festejos juninos ocorrem em diversas cidades do Estado. De acordo com Isabel de Sena, coordenadora do Hemoba/Feira, mesmo com a campanha, a unidade tem recebido pouquíssimos doadores. "Essa situação é ocasionada por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares", explicou a dirigente. "Preocupa muito porque justamente neste período temos as 

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Foto: Mário Sepúlveda

celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos. Nosso estoque só conta no momento com três bolsas de sangue O – e o nosso estoque de sangue positivo só suporta mais dois dias", complementou Isabel de Sena.


No caso de uma situação mais grave, o Hemoba/Feira terá que recorrer a unidades de outros municípios e da capital baiana para conseguir bolsas de sangue. "Nós trabalhamos em rede, mas não é o ideal, pois o tempo que se perde para buscar sangue em outras cidades pode custar uma vida. Por isso apelamos para as pessoas que venham aqui doar sangue: não custa nada e não deixa de ser um ato de amor. Venham, pois estamos aqui prontos para prestar um bom serviço e assim contribuir para salvar vidas", disse Isabel de Sena.

CRITÉRIOS

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 24 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/