Hemoba mobiliza doadores para garantir estoque durante Micareta de Feira 2024

GeralSaiba como doar

Hemoba mobiliza doadores para garantir estoque durante Micareta de Feira 2024

Mobilização ocorrerá na quarta, 10 e quinta, 11

Crédito: Divulgação

A Micareta de Feira de Santana acontecerá de 18 a 21 de abril. Para garantir o estoque de sangue durante a folia, a Hemoba promove campanha de mobilização de doadores, a partir de 10 de abril, com folhetos, spot, vídeo e peças para redes sociais. De 17 a 22 de abril, a unidade de Hemoba da cidade estará fechada, já que está localizada no circuito da festa, na Avenida Presidente Dutra, onde serão montados palcos para as apresentações, praça de alimentação e camarotes dos veículos de comunicação.

Para reforçar a coleta, a unidade móvel (hemóvel) atenderá nesta quarta-feira (10), de 9h às 17h, e quinta-feira (11), de 8h às 16h, em frente ao Ambulatório do Hospital Clériston Andrade. A coordenadora da Hemorrede da Hemoba, Iara Matos, convida os voluntários a comparecerem nas unidades fixa e móvel para garantir um estoque seguro para a folia e demais situações. "O fechamento da unidade no período da micareta pode comprometer o atendimento das demandas transfusionais dos hospitais da região, por isso contamos com a solidariedade do povo feirense para que façamos uma boa coleta prévia. Se necessário contaremos no nosso plano de contingência com a unidade de Santo Antônio de Jesus e o Hemocentro Coordenador, em Salvador", declara Iara.

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Feira de Santana possui capacidade de atendimento para até 120 candidatos por dia e cerca de 1.300 bolsas de sangue por mês, considerando a capacidade de coleta de 60 bolsas diárias. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e no sábado, das 7h30 às 12h30, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos em análises clínicas e auxiliares de enfermagem. Presta também os serviços de expedição e compatibilidade de bolsas, com atendimento diário e ininterrupto durante 24 horas por dia. A UCT é destinada ao atendimento hemoterápico dos habitantes de Feira de Santana e dos 28 municípios da Região de Saúde, que abrange um total de 1.184.358 habitantes.

Crédito: Divulgação

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 22 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/