Justiça determina adequação do quadro de enfermeiros em hospital feirense

GeralSaiba mais

Justiça determina adequação do quadro de enfermeiros em hospital feirense

Fiscalização constatou que técnicos de enfermagem atuavam sem supervisão 

Crédito: Divulgação
Após a fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) averiguar denúncia de subdimensionamento de pessoal no Hospital Emec, em Feira de Santana, a Justiça Federal acolheu o pedido da autarquia e determinou a adoção de providências necessárias à designação de enfermeiros para atuação na instituição de saúde.

De acordo com a sentença proferida no dia 17 de janeiro pelo juiz Marcel Peres de Oliveira, o hospital deve manter os profissionais da categoria no Centro Cirúrgico, no setor de tomografia, no berçário e na Central de Material Esterilizado (CME), durante todo o período de funcionamento da unidade, especialmente nos turnos da noite, finais de semana e feriados.

A decisão foi acatada após a fiscalização constatar que técnicos de enfermagem atuavam no hospital sem a supervisão de enfermeiros, situação que contraria a Lei nº 7.498/86. A normativa exige que a atividade de profissionais auxiliar e técnicos em enfermagem, somente podem ser desempenhadas sob orientação e supervisão de enfermeiro.

"A presença de enfermeiro, especialmente em centro cirúrgico, é indispensável em praticamente todas as situações decorrentes, desde a parte burocrática de organização do setor até a parte de funcionalidade e esclarecimentos gerais para pacientes e acompanhantes. Além disso, o cuidado de enfermagem de maior complexidade técnica é uma atribuição do enfermeiro", destacou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

A justiça concedeu o prazo improrrogável de 60 dias para que a medida seja implementada. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/