Mais de 11 mil 'gatos' foram detectados e removidos em Feira de Santana em 2023

GeralRoubo de energia

Mais de 11 mil 'gatos' foram detectados e removidos em Feira de Santana em 2023

Quem furta energia está cometendo um crime previsto no artigo 155 do Código Penal 

Crédito: Divulgação

As ações de combate às ligações clandestinas realizadas pela Coelba resultaram na identificação e remoção de 11.278 irregularidades em Feira de Santana em 2023, uma média de 63 por dia, segundo dados da concessionária, obtidos pelo jornal FOLHA DO ESTADO DA BAHIA. Foram 23.043 inspeções em 2023, com a recuperação de 6,6 milhões de quilowatt/hora energia que poderia abastecer um município como Irecê durante um mês.

Em toda Bahia, foram 112 mil irregularidades identificação e remoção em 2023, uma média de 311 por dia. Como resultado das operações, a distribuidora recuperou mais de 400 milhões de quilowatt/hora de energia, que seria suficiente para abastecer todo o município de Feira de Santana durante nove meses. Este foi o maior volume de energia recuperada da história.

Em comparação a 2022, a energia recuperada pela distribuidora em 2023 teve um aumento de 4%. No ano passado, os profissionais da concessionária realizaram cerca de 220 mil inspeções em todos os municípios da Bahia.

"A tecnologia aumenta a assertividade das ações que a Coelba realiza em campo. Devido aos sistemas de monitoramento instalados na rede elétrica, conseguimos identificar uma possível fraude em qualquer lugar da Bahia a partir do nosso centro em Salvador. Por isso, podemos afirmar que quem está furtando energia será identificado e terá a devida sanção", destacou o gerente da Receita da Coelba, Rodrigo Almeida.

Todos os segmentos de consumidores são fiscalizados e monitorados pela distribuidora. Em 2023, mais de sete mil unidades comerciais e 312 indústrias foram flagradas pela distribuidora furtando energia. Apenas nestes nichos de clientes, a energia recuperada poderia abastecer 432 mil residências durante um mês.

Quem furta energia está cometendo um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Em 2023, três pessoas foram conduzidas à delegacia e responderão a inquérito policial. Os "gatos" também representam riscos à população, pois são realizados por profissionais sem autorização e treinamento adequado.

Além de ilegais e poder provocar acidentes graves, as irregularidades prejudicam o fornecimento de energia, podendo causar problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento. Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Coelba. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/