Motorista transforma trajeto escolar em jornada de leitura no distrito de Humildes

GeralVolante da imaginação

Motorista transforma trajeto escolar em jornada de leitura no distrito de Humildes

Davi Lima Almeida com seu famoso cesto de livros no ônibus escolar, símbolo da transformação silenciosa que mudou o caminho de muitos estudantes 

Foto:Nara Cortez

No coração do distrito de Humildes, o caminho diário até a Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias deixou de ser apenas um trajeto de ida à escola. Na direção guiada pelas mãos firmes de Davi Lima Almeida, 40 anos, o ônibus escolar virou palco de poesia, descobertas e superação. Neste Dia do Motorista, celebrado nesta sexta-feira (25), a história de Davi emociona e inspira, revelando como uma simples caixa de sapatos recheada de livros antigos transformou a rotina e a vida de dezenas de crianças.

A ideia nasceu despretensiosamente. "Tinha uma caixa de sapato aí. Tinha uns livros velhos que eu tinha em casa. Separei vários textos, trouxe pro ônibus. Botava perto de mim e chamava quem queria ler. No começo eram poucos, por causa da vergonha, mas fui chamando lá na frente, pra eles criarem autonomia, perderem a timidez. E começou devagarinho, dois, três... e aí foi crescendo", lembra Davi.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Davi não só distribui livros, ele cria um ambiente de encorajamento. Para os mais tímidos, ele criou estratégias. Chamava para ler em voz alta, premiava com balas e até com pipas recicladas que ele mesmo buscava nos matagais próximos. "Sempre fazendo isso. Um ajudava o outro a ler, corrigia com carinho. A gente via os meninos crescendo, se ajudando, ganhando confiança", conta.

O espaço onde caberia apenas silêncio e cochilos agora abriga histórias e sonhos. O motorista, que pedala cerca de 16 minutos todos os dias de casa ao local de trabalho, e do trabalho pra casa, não se cansa. "Quando chego aqui, o cansaço zera. A gente fica renovado porque são tantas histórias que a gente não se cansa. Cada dia é uma novidade diferente", afirma, com brilho nos olhos.

O vidro do carro vira seu quadro para recepcionar os alunos. "Tem dia que escrevo desafios de matemática no vidro. Outros, são poesia ou uma frase motivacional. Em semana de avaliação, a revisão acontece dentro do ônibus, os alunos trocam perguntas com os colegas do banco de trás", explica.

A diretora da escola, Suzana Alves de Almeida, se emocionou com a iniciativa e destacou que a iniciativa é exclusiva do motorista. "É um projeto espontâneo, nascido da sensibilidade dele. Davi percebeu que podia contribuir com os professores e foi além. Que outros motoristas se inspirem: vocês transportam mais que crianças, transportam futuros. Que façam as escolas saírem dos muros."

O projeto de leitura já tem cerca de cinco meses, mas Davi sonha alto. Fala com empolgação de um futuro "projeto de música", para despertar talentos e interesses diversos.

"Quando a gente faz com amor, não tem cansaço. É prazeroso. É acreditar que cada criança ali tem algo bonito pra mostrar, só precisa de um empurrãozinho", resume Davi.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 26 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/