ONG ambiental quer proibição de venda de óleo usado em Feira de Santana

GeralAlerta

ONG ambiental quer proibição de venda de óleo usado em Feira de Santana

O MAV é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1997

Crédito: Divulgação

O Movimento Água é Vida (MAV) alerta a população feirense e de cidades circunvizinhas para o descarte irregular do óleo de fritura usado, porque pode causar graves danos ao meio ambiente. O MAV é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1997 e que atua em todo Brasil em Defesa da água, saúde e meio ambiente.

O idealizador da instituição, Carlos Souza, conta que em 2013 o Projeto Água Viva foi criado para reaproveitar o óleo usado de fritura, após realização de uma pesquisa extraoficial, mas comprovada através de dados da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), que revelou que o óleo usado na preparação dos alimentos é um grande "vilão" ambiental. "Obtivemos a informação que era descartada no meio ambiente cerca de 100 mil litros de óleo, mensalmente, em Feira de Santana, através de uma pesquisa. Isso é muito degradante para o meio ambiente. Depois tivemos também um dado da Embasa que dizia que para cada litro de óleo que é descartado na pia, é contaminado até um milhão de litros de água. Quando é jogado esse óleo no solo, não nasce mais nada, danifica tudo. Algumas pessoas já nos relataram morte de plantas porque, ao lavar panela com óleo de fritura, descartava o excesso no solo próximo das plantas. Aí, entra também o trabalho de educação ambiental. Orientamos que ao preparar seu alimento, espere o óleo esfriar, deposite em uma garrafa PET e entregue em um ponto de coleta do MAV", explica.

O ativista diz que quer fazer um apelo aos proprietários de restaurantes, lanchonetes e refeitórios de Feira de Santana, que sem conhecimento, querem vender o óleo para o MAV. "Como somos uma organização sem fins lucrativos, não temos como comprar esse material e continuar fazendo trabalho de educação ambiental. Muitos dizem que querem vender o óleo. Então, queremos sensibilizar esses proprietários de restaurantes, mostrando para eles o nosso trabalho e ressaltando que, graças a Deus, ele tem meios de sustento, enquanto outras famílias não têm e mesmo assim, fazem doação do óleo usado. Outra coisa, para empresas que aceitarem destinar o óleo para o MAV, fazemos o termo de compromisso e se o dono do estabelecimento precisar de uma certidão, atestado, certificado, o que precisar para certificar uma empresa com consciência ambiental, também. Estamos trabalhando em um selo para deixar nos estabelecimentos de 'Amigo do Meio Ambiente' e isso é muito mais valioso que a questão financeira", defende.

Projeto de Lei

O ambientalista conta que esteve, no último dia 23 de maio, na tribuna da Câmara de Vereadores de Feira, para falar dos 26 anos do Movimento Água é Vida e fazer a proposta aos vereadores do projeto que proíbe a venda do óleo usado. "Citei até a Comissão de Meio Ambiente que foi uma idealização nossa, para ser feito um projeto que restaurantes, refeitórios, fabricantes de salgados entre outros, que não possam vender o óleo e sim doar. A partir do projeto eles também seriam beneficiados com alguma compensação financeira. Pedimos que só entidades sociais sem fins lucrativos pudessem coletar o material, desde quando fossem legalizadas, estivessem com sua documentação em dia, para que desse ao estabelecimento um respaldo. Para quando a fiscalização chegasse, eles tinham um documento dizendo que o óleo foi entregue para determinada entidade. Nós não queremos que a Câmara faça um projeto exclusivo para o MAV, mas fazemos a nossa parte, principalmente através do trabalho de educação ambiental. Queremos, inclusive que esse trabalho de conscientização chegue aos funcionários dos estabelecimento, de condomínios e demais cidadãos".

Óleo de Fritura é matéria-prima valiosa

Carlos diz que após coletar o óleo, destinam o produto para uma empresa que faz sabão e biocombustível, detergente, massa de vidro e compostagem. "O MAV ainda não realiza essa fabricação em Feira porque a gente ainda está buscando construir uma sede. Também já fizemos algumas oficinas de produção de sabão, mas não fazemos mais, porque preciso de um químico conosco. Imagine você fazer um sabão artesanal e distribuir, e alguém ter uma reação alérgica? A culpa seria do MAV! Falamos de saúde, não podemos prejudicar ninguém. Nós até já temos uma parceria com a UEFS, agora precisamos nos fortalecer. Mas, para tanto, precisamos ainda fortalecer o trabalho, precisamos de mais gente para ajudar. Hoje só tenho 9 pessoas atuando de forma voluntária. Para aumentar o trabalho de educação ambiental e ampliar nossos pontos de coleta, preciso gerar renda para alguém".

Além do tradicional óleo usado nas frituras, o MAV recicla o azeite de dendê, jornais, latinhas, livros, papel e revistas.

Pontos de coleta:

- Paróquia dos Capuchinhos

- Paróquia do Cristo Redentor, no Jomafa

- Paróquia Senhor do Bonfim, no Jardim Cruzeiro

- Comunidade Nossa Senhora da Mãe de Deus, no Sim-Paróquia São Gonçalo, no município de São Gonçalo

- Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Feira

De acordo com a ONG, além destes pontos, alguns condomínios e restaurantes que juntarem o material, podem solicitar a coleta do óleo diretamente e a MAV retira o material no local.

Como ajudar o MAV

Através do site da nota premiada, cadastre seu CPF e escolha o MAV como instituição social beneficiada. Com isso, sempre que comprar qualquer produto em lojas físicas em todo o estado e colocar CPF na nota, a instituição será ajudada. Ou diretamente através do telefone: (75)9.9214-1972 e nas redes sociais (@movimentoaguaevida).

A MAV é uma ONG que atua na área ambiental e que tem em sua missão cuidar da água, da saúde e do meio ambiente, através dos seguintes projetos:

MAV Recicla

Nota Premiada

Troco Solidário

MAV e sua Empresa

Vaquinha Online
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/