Operadores que tratam água em comunidades rurais recebem apoio técnico

GeralFeira de Santana

Operadores que tratam água em comunidades rurais recebem apoio técnico

Iniciativa é da Embasa 

Crédito: Divulgação

Referência dentre as empresas de saneamento, a Embasa apresentou na última semana, nos dias 4 e 5 de março, os seus processos comerciais, de tratamento, distribuição e controle de qualidade da água para técnicos que operam sistemas de abastecimento simplificados na zona rural e em comunidades quilombolas e tradicionais da Bahia. 

Os encontros de apoio e transferência de tecnologia aconteceram em Feira de Santana, onde os participantes puderam conhecer, durante visita técnica, a estação de tratamento de água e laboratórios do sistema integrado de Feira de Santana, no município de Conceição da Feira.

Estes profissionais integram as Centrais de Associações Comunitárias, em uma rede formada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), que, assim como a Embasa, é ligada à Secretaria de Infraestrutura e Segurança Hídrica (SISH). Para a gerente da Cerb, Nayara Freitas, esse intercâmbio com a Embasa é um avanço para o saneamento rural. "É fundamental que a gente consiga unir forças para fortalecer a atuação das Centrais, que são entidades sem fins lucrativos que promovem a gestão compartilhada de sistemas de produção de água tratada em comunidades rurais da Bahia", afirma.

Estas capacitações por parte da Embasa deverão se tornar ainda mais frequentes. O governo do Estado pretende formalizar um Acordo de Cooperação Técnica entre SISH, Embasa, Cerb e Centrais para a transferência de conhecimento visando o apoio institucional, técnico e operacional às entidades de saneamento rural.

"É intenção do Governo fortalecer o Saneamento Rural e, por conta disso, está sendo feita a revisão da Política de Saneamento do Estado, capitaneada pela SISH, e será assinado o Acordo de Cooperação. A Embasa, que já atua com o atendimento prioritário às áreas urbanas de 368 dos 417 municípios baianos, entrará com todo seu conhecimento e expertise na área de abastecimento para capacitar e orientar as equipes das Centrais. Esta ação vai proporcionar melhorias diretas na qualidade de vida de quem é atendido por estes sistemas na zona rural", afirma Polyanna Carvalho, assessora da área operacional da Embasa. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 15 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/