Passageiros sentem dificuldades com mudança de integração no transporte coletivo

GeralFeira de Santana

Passageiros sentem dificuldades com mudança de integração no transporte coletivo

A nova experiência promete melhorar a mobilidade 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Desde quarta-feira (9), os passageiros do transporte público urbano de Feira de Santana passam a ter livre acesso aos terminais Norte (Cidade Nova) e Sul (Tomba). A integração com o cartão Via Feira também pode ser feita diretamente nos ônibus em um intervalo de até 2 horas.

Além de economia para o bolso do cidadão, a nova experiência melhora a mobilidade e torna a entrada e saída de passageiros mais rápida. O novo conceito implementado pela Prefeitura de Feira vai permitir que o usuário do transporte público não pague mais uma tarifa ao embarcar em outro ônibus com destino a bairro diferente de onde ele saiu. Nos terminais foram disponibilizadas equipes para orientar os usuários, pois muitos sentiram dificuldade no primeiro dia de mudança.

A principal queixa dos passageiros diz respeito à falta de mais informações sobre as mudanças. A passageira Geisiane Pires não gostou da mudança, diz que se sentiu prejudicada. "Agora teremos que pagar duas passagens, sendo que antes fazíamos a mesma integração. Para mim foi horrível e levei um susto, porque não tinha usado ainda".

"Eu estou com cartão Via Feira, passei ali, mas não sei se para pegar outro ônibus precisa passar novamente. Se a gente pagar no dinheiro, depois teremos que pagar novamente, achei injusto. Isso não existe. Isso está afastando o povo do coletivo", reclama Bernadete Soares.

A fiscal de transportes, Iris Sacramento reforça que a falta de informação é a principal reclamação dos passageiros. "Algumas pessoas ainda reclamam de pouca informação, embora a informação esteja acontecendo há mais de uma semana nos veículos de comunicação, o próprio secretário tem feito entrevistas acerca do assunto, mas pessoas acabam reclamando de falta de informação. O sistema tem o ajuste da integração para duas horas e a integração física acontece no cartão, sendo que a integração em dinheiro, inicialmente não poderá acontecer. Então, algumas pessoas se perdem um pouco nessa questão", diz a fiscal Iris Sacramento.

Já o motorista de uma das linhas, Nadson Santos, avalia a mudança positivamente e diz que até agradou aos passageiros. "Foram poucas dúvidas, mas foram tiradas com sucesso. Até agora os passageiros não reclamaram e o fluxo até aumentou um pouco.

KIM+

O passageiro ainda pode efetivar o pagamento da tarifa social na bilhetagem eletrônica do próprio ônibus, ou ainda na recarga via PIX, por QR Code, cartão de crédito ou débito, boleto ou transferência bancária usando o aplicativo KIM+.

A tecnologia é gratuita e pode ser baixada da Apple Store ou da Google Play Store.

COMO FUNCIONA

Praticidade: integração ocorre agora diretamente no ônibus. Usuário não precisa ir mais a um terminal.

Mais tempo: Integração temporal poderá ser feita até 2h depois da primeira viagem.

Economia: embarque com o cartão Via Feira e pague a tarifa social de R$ 4,75.

Para ter direito à integração em até 2 horas, o passageiro deve ficar atento ao pegar um novo ônibus que vá para local (bairro) diferente da saída do primeiro ônibus. Quem estiver em um dos terminais (Norte e Sul) poderá fazer agora a integração temporal (sai de um ônibus e entrar em outro nos terminais).

A contagem do tempo inicia no momento que passar o cartão Via Feira no validador eletrônico embarcado no ônibus. A segunda viagem não será tarifada ao passageiro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/