Prefeito José Ronaldo anuncia ampliação do Restaurante Popular em Feira de Santana

GeralSegurança alimentar

Prefeito José Ronaldo anuncia ampliação do Restaurante Popular em Feira de Santana

Segundo o gestor, os novos equipamentos devem ser implantados no centro da cidade, em locais de fácil acesso 

Foto: Valto Novaes
Durante o evento Bahia Sem Fome - Seminário Estadual do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, confirmou que o município planeja ampliar o programa do Restaurante Popular com a construção de duas novas unidades até 2026. Segundo o gestor, os novos equipamentos devem ser implantados no centro da cidade, em locais de fácil acesso, e irão reforçar a política de segurança alimentar do município.

"Feira de Santana está totalmente aberta a esse diálogo e ações objetivas que possam levar o alimento à mesa. Um dos projetos criados em um dos nossos governos anteriores, o do Restaurante Popular que funciona muito bem. Hoje são 1.500 refeições diárias e já estamos colocando no orçamento de 2026, mais dois restaurantes para Feira de Santana: um do primeiro semestre e outro no segundo semestre. Estamos procurando imóveis que fiquem acessíveis para as pessoas, que estejam localizados no Centro da cidade e que possam ser adaptados, construídas cozinhas e tudo que é necessário daquilo que precisa para se fazer a implantação de mais dois restaurantes Populares e com isso iremos alcançar a marca de quase 5 mil almoços diários fornecidos", diz o prefeito.

Restaurante Popular

Atualmente, o Restaurante Popular funciona no Centro de Abastecimento e oferece refeições completas a R$ 2, de segunda a sexta-feira. O cardápio inclui arroz, feijão, duas opções de proteína animal, verduras, fruta e suco. Diariamente, cerca de 1,5mil pratos são vendidos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, ambulantes e trabalhadores do centro da cidade.

Feijão, arroz e proteína animal é o prato servido no Restaurante Popular, de segunda-feira a sexta-feira. Diariamente, cerca de 1,2 mil refeições são vendidas ao preço simbólico de R$ 2, o prato. A iniciativa é da Prefeitura de Feira, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A clientela começa a chegar por volta das 10h – o espaço abre às 11h e atende até as 14h. É formada basicamente por pessoas vulneráveis, ambulantes do centro da cidade e trabalhadores do Centro de Abastecimento, onde fica o restaurante.

De acordo com a nutricionista Kelly Ketly, responsável pelo cardápio, o cuidado com a qualidade e o equilíbrio nutricional é essencial, especialmente porque, para muitas pessoas atendidas, o almoço no Restaurante Popular é a única refeição completa do dia. "O cardápio não é fixo e, em datas especiais, como a Semana Santa, são servidos pratos temáticos para atender ao período", explicou.

Segundo José Ronaldo, com a ampliação prevista, a Prefeitura pretende fortalecer as políticas públicas voltadas à segurança alimentar e ampliar o atendimento, sobretudo, às famílias em situação de vulnerabilidade na cidade. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 27 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/