Prefeito José Ronaldo entrega concessão para 20 novos permissionários do sistema de táxi

GeralSistema de táxi

Prefeito José Ronaldo entrega concessão para 20 novos permissionários do sistema de táxi

Ele ressaltou que o sistema de transporte realizado por táxis continua sendo mantido com as mesmas 1.350 vagas 

Foto: Izinaldo Barreto

O sistema de transporte individual de passageiros realizado por táxis passa a contar com os serviços de 20 novos permissionários. A autorização da concessão foi entregue pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho no início da tarde desta terça-feira (02), durante audiência no Paço Municipal Maria Quitéria, visando ao preenchimento de vagas abertas com a cassação de vagas de antigos concessionários por motivos diversos.

Ao autorizar as novas concessões, o prefeito José Ronaldo ressaltou que o sistema de transporte realizado por táxis continua sendo mantido com as mesmas 1.350 vagas. E observou que as substituições estão sendo realizadas após determinar à Secretaria de Mobilidade (Semob) a realização de uma auditoria sobre todas as vagas de táxis.

O secretário da Semob, Sérgio Barradas Carneiro, explicou a origem das vagas que foram ofertadas aos novos permissionários. "Foram encontradas situações de pessoas que se aposentaram ou morreram e não deram baixa, pessoas que não faziam vistoria há muito tempo, situações irregulares de várias formas", revelou.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Todos os concessionários que estavam em situação irregular foram notificados pessoalmente e por edital publicado no Diário Oficial do Município para apresentarem defesa e contraditório. Em seguida, as defesas foram indeferidas, tiveram a oportunidade de recurso, ou seja, foram dadas todas as oportunidades para correção e permanência no sistema daqueles que efetivamente queriam nele permanecer. Somente depois de todo esse processo foi declarada a vacância das 20 concessões.

Após receber a concessão, o próximo passo, agora, antes de os novos permissionários iniciarem a atividade de taxista, será passarem por um curso profissionalizante realizado através do SEST/SENAT. A medida atende a determinação da nova lei federal que regulamenta a profissão de taxista e de uma resolução do Contran, que determina a participação em um curso para o exercício da atividade com carga horária mínima de 32h.

Durante a solenidade também estiveram presentes, além do prefeito José Ronaldo e do secretário Sérgio Carneiro, o vereador Jorge Oliveira; o presidente do Sincaver, Liomar Ferreira; o procurador-geral do Município, Guga Leal; e representantes do SEST/SENAT, além dos novos permissionários. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 06 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/