Prefeito propõe realização da Micareta de Feira em novembro a partir de 2026
O prefeito José Ronaldo argumentou que a ideia é propor um debate com todos os agentes envolvidos na realização da festa.
Na manhã desta quinta-feira (8), 4 dias após o fim da Micareta de Feira de Santana, realizada oficialmente entre os dias 1 e 4 de abril, a prefeitura municipal realizou uma coletiva para apresentar um balanço do evento e propôr a mudança de data da festa para o mês de novembro, a partir de 2026.
O prefeito José Ronaldo argumentou que a ideia é propor um debate com a sociedade civil, os empresários, organizadores de eventos e todos os agentes envolvidos na realização da Micareta. Caso seja aprovada a mudança para novembro até o mês de julho deste ano, a partir de agosto, a prefeitura deverá contratar empresas, por meio de licitação, que deverão prospectar patrocinadores para o evento com antecedência, a exemplo de grandes cervejarias.
"Feira de Santana é uma cidade atípica em nosso país, em número de festas. Temos uma festa de Reis em Tiquaruçu, em janeiro, que este ano não foi realizada; uma festa na Matinha, em fevereiro; em Ipuaçu, em março, todos os meses do ano em algum distrito e as festas na cidade, como Micareta, Natal Encantado e Expofeira. A prefeitura precisa de mais tempo para poder fazer processos licitatórios para contratação de agências ou empresas que busquem financiamentos para as festas do município, como Micareta, São João e São Pedro, as quais são enormes", justificou José Ronaldo durante a coletiva.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Outra razão para que a mudança possa ser concretizada é a alta incidência de chuvas entre os meses de abril e maio, o que tem comprometido a participação de foliões e desfile dos trios durante a festa. O gestor destacou ainda que a mudança de data não deverá impactar no local do evento, uma vez que, na avaliação dele, a Avenida Presidente Dutra continua sendo o espaço mais adequado para instalação do circuito e das estruturas de governo.
"O que está acontecendo é que todo mês de abril está chovendo, chuvas fortes torrenciais, e agora em maio, só não choveu na quinta-feira. Eu gosto de ouvir as opiniões das pessoas e recebi essa ideia de levar para novembro, com tempo suficiente para organizar, e ficamos com a capacidade financeira para fazer as outras festas dos distritos", observou o prefeito.
José Ronaldo enfatizou que toda a sociedade pode participar do debate, enviando suas sugestões e opiniões através dos canais oficiais da Prefeitura de Feira. "Queremos ouvir vocês, podem debater conosco através de um e-mail, mandando mensagens para o site da prefeitura, da Secretaria de Comunicação. As pessoas do setor cultural e de outros segmentos podem marcar audiências para discutir o assunto, estamos abertos", convocou.
Festejos juninos
De acordo com José Ronaldo, com a mudança da Micareta para novembro, dobra também a capacidade da prefeitura realizar o São João e o São Pedro, nos distritos e na sede de Feira de Santana.
"Podemos nos preparar para o São João e o São Pedro, de Humildes e Jaíba, ou quem sabe aqui na sede também, inclusive estamos conversando com um grupo de Campina Grande para ver se dar certo. Mas se acontecer será de forma profissional, com patrocinadores. Então teríamos em setembro a Expofeira, em novembro a Micareta, e em dezembro o Natal Encantado. O município teria condições de bancar tudo isso", sustentou o gestor municipal.
O diretor de eventos da prefeitura, Naron Vasconcelos, considera que a discussão já deveria ter sido colocada na mesa, para repaginar a Micareta. "Agora fizemos a retomada, colocando ela no lugar com a força que sempre esteve. Mas está na hora da gente repaginar. A festa é um grande produto, de entretenimento, mas nunca foi tratada de forma profissional, sem amadora. Agora vamos colocá-la como um produto para ser comprado."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.