Prefeitura firma parceria para ampliar acesso de estudantes ao Museu Parque do Saber

GeralParque do Saber

Prefeitura firma parceria para ampliar acesso de estudantes ao Museu Parque do Saber

Iniciativa busca integrar o ensino de Ciências, Matemática e Astronomia ao currículo escolar por meio de experiências 

Foto: Silvio Tito

Na manhã desta quarta-feira (9), a Fundação Egberto Costa firmou um termo de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana (Seduc) com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes da rede pública municipal ao planetário e Museu Parque do Saber. O convênio visa promover ações educativas voltadas aos alunos do Ensino Fundamental I e II, integrando conteúdos pedagógicos de forma prática e interativa.

A parceria prevê visitas pedagógicas previamente agendadas ao Museu e ao planetário, oficinas, mostras, palestras e atividades interativas alinhadas aos currículos do Ensino Fundamental. Também estão previstas formações continuadas para professores da rede municipal, com conteúdos ajustados por faixa etária e etapa escolar.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Para o secretário municipal de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, a parceria representa um avanço importante na qualificação do ensino e tem foco no alcance das metas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

"Acreditamos na educação como ferramenta de transformação, e proporcionar aos nossos alunos o acesso a espaços como o Museu Parque do Saber é garantir aprendizado com significado e inovação. Essa é uma oportunidade de ampliar horizontes e despertar o interesse dos estudantes pela ciência e pela tecnologia", afirmou.

O diretor-presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, destacou a baixa participação dos estudantes da rede pública no espaço, que já recebeu mais de 650 mil visitantes. "Por incrível que pareça, o nosso planetário tem 650 mil visitas, mas menos de 20% do alunado do município esteve lá. O secretário Pablo Roberto foi muito receptivo à proposta e, agora, vamos começar a levar os alunos, inclusive os da zona rural", afirmou.

Segundo Coelho, o planetário representa uma importante ferramenta de apoio ao ensino. "O planetário é uma escola de astronomia. Ali os alunos vão aprender sobre o céu, o espaço, além dos filmes educativos e de lazer que são exibidos. É uma experiência única", completou.

O termo de parceria foi assinado na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de representantes da Fundação Egberto Costa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da comissão técnica envolvida no planejamento das ações.

O planejamento das atividades será feito em conjunto pelas equipes técnicas da Fundação Egberto Costa, da SEDUC e da FUNTITEC, com base nas diretrizes pedagógicas do município. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 12 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/