Projeto de empreendedorismo feminino do BNB completa um ano em Feira de Santana com foco em capacitação

GeralPAT

Projeto de empreendedorismo feminino do BNB completa um ano em Feira de Santana com foco em capacitação

O PAT Empreendedorismo Feminino do território Portal do Sertão tem promovido diversas ações para articular e desenvolver estratégias de geração de renda 

Foto : Ascom
Nesta terça-feira, 18, o Plano de Ação Territorial (PAT) de empreendedorismo feminino completa um ano de atuação no território Portal do Sertão. O PAT integra o Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) e consiste em uma série de ações direcionadas às atividades produtivas vocacionadas de cada território. No caso da região de Feira de Santana, o PAT envolve mulheres que desejam criar e/ou gerenciar o seu próprio negócio, além de fomentar o crescimento de empresárias no interior.

Ao longo do primeiro ano de trajetória, foram promovidos encontros de capacitação e orientação para o crédito com temáticas como mentalidade empreendedora, propósito de negócio, planejamento estratégico, modelagem de negócios, legalização, gestão financeira e do tempo, entre outras.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Fabiana Neiva, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste e responsável pela condução do plano de ação, explica um pouco mais sobre a metodologia: "A cada mês trabalhamos um tema, ligado aos quatro pilares: fundamentos do empreendedorismo; finanças e gestão; marketing digital e vendas; crescimento e expansão. Nos últimos meses, falamos sobre posicionamento digital, estratégia de vendas, marketing de baixo custo, inovação, tendências de mercado, por exemplo. Tudo com a finalidade de empoderamento feminino para a gestão dos negócios e das equipes, auxiliando na capacitação dessas mulheres para o mercado", conta Fabiana.

O PAT Empreendedorismo Feminino do território Portal do Sertão tem promovido diversas ações para articular e desenvolver estratégias de geração de renda, que movimentem a economia local e impactem positivamente na atuação dessas mulheres. É o caso da empresária do ramo da beleza, Maria Aparecida Almeida, que comentou sobre a relevância de um dos módulos para a mudança de pensamento em relação à gestão financeira. "O encontro sobre produtos e investimentos financeiros me fez virar uma chave gigante. Além de vencer a crença de não confiar muito em investimento bancário, a palestra me fez enxergar várias situações em que tive oportunidades de crescer e não apostei por medo. Foi uma manhã incrível", destaca a cliente.

A trilha de aprendizado da empreendedora, criada pelo Comitê Gestor Territorial do PAT, tem o objetivo de promover mudanças, sobretudo no que se refere à implementação de métodos voltados para uma gestão empreendedora dos negócios do público-alvo. "O PAT do Empreendedorismo Feminino é uma conquista e uma realização no âmbito do Prodeter Urbano. A união de diversos atores locais para a construção de ações efetivas é uma das marcas desse PAT, cuja governança reúne segmentos que apoiam e direcionam atividades multissetoriais", enfatizou Marilda Galindo, gerente executiva de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste na Bahia. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 19 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/