Projeto oferece oficinas gratuitas de gastronomia afro-brasileira em Feira de Santana
Oficinas terão início no sábado (16), às 14h. São 15 vagas disponíveis para cada oficina, dedicadas a pessoas com idades a partir de 12 anos.
O projeto "Ajeumbó: O Axé que nos alimenta" está com inscrições abertas para quatro oficinas gratuitas de culinária afro-brasileira em Feira de Santana. As atividades terão início no sábado (16), às 14h, e as inscrições devem ser realizadas através de formulário online.
Serão ofertadas 15 vagas para cada oficina, que terão com público-alvo pessoas com idades a partir de 12 anos. As aulas acontecerão na modalidade presencial, na sede do Terreiro Ilê Axé Yaominibu Megi, localizada no Caminho Hefesto, Loteamento Planalto Papagaio, bairro Papagaio.
 
As oficinas serão conduzidas pela Iyalorixá Maricélia de Oxum e os participantes aprenderão o preparo de dez comidas sagradas, além dos significados e a importância social de cada prato.
Cada oficina será dedicada a orixás específicos.
 Confira o cronograma:
 
16/08 – Oficina de Abertura: Nanã, Omolu e Oxumaré – Sabores da terra: Efó, Aberém e Poço de Bessen. Tema: resistência do sagrado.
13/09 – Oficina 2: O casal do dendê – Acarajé para Oyá e Amalá para Xangô. Tema: igualdade social e força feminina.
27/09 – Oficina 3: Ogum e Odé – Feijoada para Ogum e Canxoxô para Odé. Tema: fortalecimento da coletividade.
18/10 – Oficina 4: O poder das águas – Ipeté para Oxum e Eboyá para Iemanjá. Tema: valorização do sagrado feminino e afeto através da comida.
 
De acordo com a coordenação do projeto, os cursos têm o objetivo de fortalecer o diálogo, combater o racismo religioso e reduzir preconceitos, além de reconhecer o ato de cozinhar e comer nas religiões de matriz africana como um ritual sagrado de conexão com a ancestralidade e o divino.
 
		 
											 
				 
				 
				 
				
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.