Projeto Social pede apoio na Câmara para continuar atuando em Feira de Santana

GeralApelo

Projeto Social pede apoio na Câmara para continuar atuando em Feira de Santana

Criado há cinco anos, o projeto Tomate Maduro atende cerca de 100 famílias em situação de vulnerabilidade no bairro Gabriela

Foto: Amaury Jr./ FE

Na sessão de ontem, quarta-feira (21), da Câmara Municipal, a presidente do Projeto Tomate Maduro, Alcione Santos, fez um apelo por apoio e doações para manter as atividades sociais desenvolvidas na comunidade do bairro Gabriela em Feira de Santana. Entre as ações oferecidas estão distribuição de sopas e quentinhas, apoio jurídico para benefícios do INSS, oficinas de artesanato, capacitação empreendedora, atividades para crianças, palestras educativas e alfabetização de adultos.

De acordo com Alcione, criado há cinco anos, o projeto atende cerca de 100 famílias em situação de vulnerabilidade, em sua maioria formadas por mulheres chefes de família.

"Esse projeto foi criado há cinco anos na comunidade do bairro Gabriela. Nós damos assistência a 100 famílias em situação de vulnerabilidade, onde a maioria são mulheres, mães solos, que dependem do Bolsa Família e da reciclagem. Lá a gente faz a distribuição de sopas com pão, damos a orientação jurídica para benefícios do INSS, lá temos também o cantinho da criança, onde as mães fazem artesanato e as crianças são assistidas, temos o programa Vida Melhor, de capacitação para pessoas empreendedoras, entregamos leite, quentinhas, palestras com temas variados sobre família, violência. Entre outros", detalha.

Segundo a ativista, as iniciativas são mantidas exclusivamente por doações de pequenos comerciantes locais e do trabalho voluntário de agentes comunitários de saúde, sem apoio governamental.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"O projeto não tem apoio governamental nem de grandes empresas, nos mantemos com doações de comerciantes locais, mas muitas vezes não recebemos as doações e ficamos sem desenvolver as atividades. Temos cursos de capacitação para empregadas domésticas e estamos alfabetizando pessoas adultas da comunidade. Nós só não temos mais ações por falta de apoio e nem temos como buscar. É um grupo de agentes de saúde do Homero Figueiredo, que se reuniu, e por conhecer as demandas da comunidade, da população, reunimos pessoas voluntárias e desenvolvemos esse projeto. Estamos buscando ajuda".

Ainda durante a participação na Câmara, Alcione destacou que o projeto enfrenta dificuldades para arcar com despesas básicas como aluguel, água, luz e alimentos, especialmente insumos para a produção de sopa e que questões burocráticas dificultam o processo de formalização como associação.

Os vereadores já conhecem nosso trabalho e como estamos prestes a fechar às portas viemos à Câmara mais uma vez buscando ajuda para pagar o aluguel, água, luz e matérias-primas para a sopa, principalmente macarrão. Estamos participando de um processo, um edital, para criar uma associação e fazer o recolhimento de verbas de subvenção, porém é preciso estar cadastrado como associação há 1 ano e ainda não atingimos esse tempo. Enquanto não chega esse período, estamos buscando ajuda da forma como conseguimos. Temos o nosso Instagram que é: @projetotomatemaduro, onde têm todas as ações que desenvolvemos e também recebemos doações, agendamento de visitas", apela Alcione.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 26 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/