Projeto social vai doar equipamentos ortopédicos à população

GeralFeira de Santana

Projeto social vai doar equipamentos ortopédicos à população

São doados equipamentos como próteses, órteses, andador, muleta, cadeira de banho 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE
Na quarta-feira (21), um projeto idealizado pela Reabserv Clínica de Reabilitação de fisioterapia, foi inaugurado com a finalidade de destinar à comunidade carente materiais ortopédicos. Denominada Doe Acessibilidade pretende devolver ou proporcionar maior mobilidade ou autonomia através equipamentos ortopédicos.

Dr. Vinícius Silva, fisioterapeuta Neurofuncional fala do nascimento do projeto e a quem ele assiste. "O projeto 'Doe Acessibilidade' nasceu justamente de uma paciente nossa que reabilitamos. Ela tinha uma paraplegia e fizemos uma prescrição de uma cadeira de rodas, após a reabilitação e quando a cadeira já não servia mais para ela, ela pediu que a gente indicasse alguém que precisasse. Fizemos o link e ali deu uma start. No meio de reabilitação, atendemos tantos pessoas que tem condições, quanto quem não tem condições de comprar. E também tem gente com material querendo doar. O projeto nasceu justamente dessa necessidade de conectar os grupos", conta.

O especialista diz ainda que além de cadeiras de rodas, são doados outros equipamentos como próteses, órteses, andador, muleta, cadeira de banho entre outros. "Qualquer tipo de material que sirva para locomoção, esse é o objetivo do projeto, como somos da fisioterapia, não podemos fazer campanhas para medicações, por exemplo. Porque não temos a capacidade de prescrição, mas qualquer equipamento que fisioterapeuta tem capacidade de prescrição, a gente consegue prescrever", explica. Vinícius acrescenta que quando não conseguem a doação, o Centro de Reabilitação faz toda a topometria (tiram medidas) e encaminham aos órgãos públicos.

Valdeci Batista dos Santos, 76 anos, paciente amputado, acessou a clínica na esperança de conseguir uma prótese ortopédica. "Cheguei hoje aqui e estou aguardando para ser atendido. Eu vim em busca de uma prótese de membro inferior, pois eu não tenho condições de comprar. Tenho muita esperança em conseguir. Minha maior vontade é colocar os dois pés no chão e sair caminhando", salienta.

Já a dona de casa Daiana, procurou a Clínica para realizar a topometria e acabou ganhando três meses de fisioterapia. "Estou muito emocionada! Tenho fé que vou recuperar meus movimentos e estou feliz. Além disso, eles me deram vários materiais e irão me ajudar a ficar em pé, cadeira de roda, de banho... Estou muito agradecida", comemora.

Além da doação de materiais, a Reabserv, que é uma instituição privada e um Centro de Reabilitação considerado de ponta, atende algumas pessoas carentes e oferece tratamento de forma gratuita. A clínica está localizada na Rua Mangabeiras, bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 05 Outubro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/

Cron Job Iniciado