Quarta de Cinzas marca início da Quaresma e da CF; Dom Itamar comenta tema

GeralFeira de Santana

Quarta de Cinzas marca início da Quaresma e da CF; Dom Itamar comenta tema

Pela terceira vez, Igreja traz 'fome' como tema 

Crédito: Divulgação/Arquidiocese de Feira
A Quarta-Feira de Cinzas, data que inicia a Quaresma, período de quarenta dias até a Páscoa, é o momento em que a comunidade católica no Brasil reflete sobre a Campanha da Fraternidade (CF), que em 2023 terá a fome como temática. É a terceira vez na história que a Igreja Católica traz o tema para o cerne deste período litúrgico. O objetivo da CF é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico", segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Conforme uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, divulgada em junho do ano passado, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no país. O número é quase o dobro do contingente estimado em 2020 e representa 14 milhões de pessoas a mais passando fome no Brasil.

Com o tema "Fraternidade e Fome", e o lema bíblico "Dai-lhe vós mesmo de comer!" – extraído de Mateus 14,16 – a CNBB pretende fomentar ações para minimizar os impactos da fome da vida dos brasileiros.

Após a celebração da Quarta de Cinzas na Arquidiocese de Feira de Santana na manhã desta quarta-feira (22), o arcebispo emérito Dom Itamar Vian, comentou sobre o significado religioso das cinzas. "As cinzas simbolizam a brevidade de nossa vida neste mundo", disse.

"Apesar de tantos esforços, ainda temos milhões de brasileiros passando fome e a sociedade brasileira, juntamente com todas as igrejas devem unir-se para ao menos minimizar este drama da fome. Existe uma desigualdade social e salarial muito grande em nosso país. Isso é injusto e a Igreja Católica no Brasil esta realmente querendo convocar a sociedade brasileira para diminuir estas desigualdades, por que além da corrupção isso colabora para que os ricos fiquem mais ricos e os pobres sempre mais pobres. Nós precisamos ver caminhos", comentou a autoridade religiosa sobre o tema da Campanha da Fraternidade.

"Se nesta Quaresma conseguirmos superar o ódio político, o ódio de tantas divisões e buscarmos o diálogo e a paz, somos todos irmãos, é isso que é a Quaresma quer nos ensinar", resumiu Dom Itamar. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/