Reunião definirá ajustes para permanência de feirantes na Rua Marechal Deodoro

GeralFeira de Santana

Reunião definirá ajustes para permanência de feirantes na Rua Marechal Deodoro

Foi criada uma comissão que vem tendo vários diálogos com segmentos do município 

Crédito: Divulgação

Uma comissão composta por membros do governo municipal e comunidade feirense, debate medidas paliativas e implantação de projeto com normas definitivas em torno das feiras livres e da Rua Marechal Deodoro, Feira de Santana.

O secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, que preside o grupo, explica que foi criada uma comissão de finanças que vem tendo vários diálogos com segmentos do município. "A comissão está filtrando as melhores alternativas, mas a decisão final é do governo e da gestão. Em razão disto, o prefeito me designou para presidir essa comissão e eu venho tentando conversar com as pessoas e envolvê-las nos processos. Na linha de raciocínio da comissão, a gente entende que vai ter uma padronização de organização dos feirantes, queremos que seja uma experiência limpa, agradável e segura, tanto para quem vende, quanto para quem compra. Temos os feirantes sazonais que aparecem para vender, mas não todos os dias. O cadastro dos feirantes está sendo feito pela secretaria de agricultura e consta que temos uma média de 250 feirantes, mas sabemos que nem todos estão ali. Tem aqueles que frequentam várias feiras, outros que aparecem ocasionalmente e ainda que vão a feiras de outras cidades", diz.

Crédito: Mário Sepúlveda/FE

"Queremos que seja uma experiência limpa, agradável e segura, tanto para quem vende, quanto para quem compra"

Moacir Lima, secretário de Prevenção à Violência

O gestor salienta que as decisões não acontecerão de forma definitiva e conta que vão fazer tudo de forma temporária. "Paralelamente estamos propondo um projeto para que a gente possa ter uma organização para que não haja desconforto. Pelo projeto de urbanização que foi feito, vamos atender até 196 pessoas, pois dentro do cadastro com 250, só têm mesmo cerca de 160 pessoas em condições de terem suas barracas fixas ali, mas a fiscalização é feita pela secretaria de agricultura. Temos também um olhar para as pessoas que vendem no carro de mão. Tem uma referência de um projeto, por exemplo, em Teresina, que resolveu esse tipo de situação e estamos vendo até a possibilidade de ir até lá, olhar de perto todo esse trabalho que foi feito, para a gente fazer e tentar casar em nosso município".

REGULAMENTO

A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, apresentou aos feirantes e comerciantes das feiras livres, Campo do Gado e centrais de abastecimento o novo regulamento que estabelece normas de cessão de uso, permissões, comercialização e organização destes espaços no dia 19 de outubro deste ano.

De acordo com o secretário, Pedro Américo, o regulamento foi elaborado com sugestões e ideias dos comerciantes, feirantes e frequentadores destes espaços, através do canal de ouvidoria "Feira Quer Te Ouvir" durante três meses. A medida que foi publicada pelo prefeito Colbert Martins Filho, no Diário Oficial Eletrônico, apresenta uma proposta de mudança onde aumenta a renda e a segurança dos comerciantes, e promove a comodidade dos moradores e clientes, através da organização e intensificação da fiscalização. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/