SEAGRI investe em qualificação profissional nos distritos, através do Qualifica Rural

GeralFeira de Santana

SEAGRI investe em qualificação profissional nos distritos, através do Qualifica Rural

Mais de 200 pessoas de diversas comunidades da zona rural já foram atendidas  

Crédito: ASCOM/ SEAGRI

Qualificar os jovens do meio rural é um dos objetivos do curso de Aprendizagem Profissional Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, que através da parceria com a Secretaria de Agricultura de Feira de Santana, está mudando vidas, entregando esperança para diversas comunidades e levando diversos cursos para os distritos da cidade, visando o desenvolvimento do campo.

Mais de 200 pessoas já foram qualificadas. Para esta empreitada, quem tem colaborado com a Secretaria de Agricultura e o SENAR, são as associações de moradores, mostrando que a ação foi realizada em comum acordo com as comunidades.

A associação de moradores da comunidade de Sete Portas, em Jaguara, recebeu os cursos de tratorista agrícola básico, e confeitaria. O sucesso em Jaguara se repetiu na Associação Linda Vista, na comunidade de Cabrita, no distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu). No distrito de Maria Quitéria (São José), a Associação Nossa Senhora da Paz recebeu o curso de fabricação de iogurte, doce de leite e de panificação.

Quem explica melhor o funcionamento dos cursos é o Coordenador do Qualifica Rural, Cristiano Estrela. "A gente faz um recrutamento através das associações e temos vários cursos. No início, existia uma resistência porque tem a dificuldade de transporte, então resolvemos a questão, oferecendo o transporte, então, todos se animaram. O curso dura três dias e é muito gratificante ver a aceitação que temos. As pessoas estão apoiando tanto o projeto, que estão repetindo os cursos, se inscrevendo em diversos deles", explicou.

"Cada curso precisa ter no mínimo 10 pessoas e no máximo 15 inscritos. O pessoal já sai da aula com o certificado e pronto para atuar na área escolhida", conta Cristiano Estrela.

O secretário da pasta, Pedro Américo, explica que este é mais um dos diversos projetos para entregar dignidade e propósito para o morador rural. "A Secretaria de Agricultura chega nesta nova fase pensando não só em fazer o trivial pela zona rural, mas através do nosso planejamento, estudos, pesquisa, tornar as comunidades independentes, sem que precisem pedir a políticos, implorar por algo que é direito deles. Nisso, está incluso o Qualifica Rural, que está oportunizando para os jovens da zona rural o primeiro emprego, mostrando para eles um segmento que pode-se fazer partindo da matéria prima do próprio distrito, além do primeiro emprego, adquirir esse conhecimento e seguir na carreira acadêmica, como também aplicar o que aprendeu na propriedade da família. E para quem já não é mais jovem, é a possibilidade de construir mais uma fonte de renda e transformar vidas de diversas famílias em Feira de Santana, o nosso povo merece abrir os horizontes, com dignidade e cuidado", elucida.

Ainda serão realizados neste mês no distrito de Maria Quitéria os cursos de produção de sequilho e panificação.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/