Seminário reforça enfrentamento ao estigma e cuidado humanizado às pessoas com HIV

GeralDezembro Vermelho

Seminário reforça enfrentamento ao estigma e cuidado humanizado às pessoas com HIV

 A iniciativa integrou a programação do Dezembro Vermelho, mês dedicado ao enfrentamento do HIV/Aids

Fotos: Abrãao Melo

 A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã desta terça-feira (16), um seminário voltado a profissionais de saúde e estudantes da área, com o objetivo de ampliar o debate sobre conscientização, prevenção e promoção do cuidado integral relacionado às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A iniciativa integrou a programação do Dezembro Vermelho, mês dedicado ao enfrentamento do HIV/Aids, e teve como tema central "Reconhecendo Estigmas e Fortalecendo o Cuidado ao HIV".

A chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, destacou que o encontro foi um importante momento de reflexão e de fortalecimento das ações voltadas ao acolhimento, à escuta qualificada e à promoção de uma atenção em saúde mais humanizada, com foco no enfrentamento do preconceito ainda presente na sociedade e nos serviços de saúde.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Segundo ela, a proposta do seminário foi ampliar a sensibilidade das equipes para o acolhimento das pessoas que vivem com HIV. "Dentro do Dezembro Vermelho, fizemos uma pausa para refletir sobre como acolher essas vidas nos serviços de saúde, trazendo um olhar mais sensível e humano para o cuidado", afirmou Verena Leal.

A programação também abordou o funcionamento do Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids, além das estratégias de prevenção e orientação ao público. "Falamos não apenas sobre a prevenção do HIV, mas também das demais ISTs, e promovemos uma reflexão sobre como vencer o estigma e o preconceito que ainda são bastante enraizados na sociedade", ressaltou a chefe da Divisão de Controle Epidemiológico.

Ao enfatizar a importância da mobilização do Dezembro Vermelho, Verena Leal ainda reforçou que as ações não devem se limitar ao mês de dezembro. "São iniciativas que precisam acontecer ao longo de todo o ano, com foco no cuidado, na humanização e, principalmente, na prevenção. Hoje, com o avanço da ciência e das tecnologias, as pessoas que vivem com HIV podem ter uma vida próxima da normalidade. O que precisamos é romper o estigma e garantir a inclusão dessas pessoas na sociedade", completou.

Um dos palestrantes do seminário, o médico João Marcos, abordou a prevenção combinada ao HIV, destacando métodos eficazes para evitar tanto a infecção quanto a transmissão do vírus.

"A prevenção ao HIV não pode ficar restrita apenas à atenção secundária ou terciária. A atenção básica e todos os profissionais que atuam nela são essenciais para interromper a cadeia de transmissão, pois são a porta de entrada do sistema de saúde", afirmou, reforçando que quanto maior o alcance dessas informações, maior será o impacto na prevenção.

Participante do seminário, a dentista da Atenção Básica Morgana Pinheiro destacou a relevância da capacitação para os profissionais das unidades de saúde. "As capacitações ajudam a resgatar a humanidade no cuidado, a combater o preconceito e a conscientizar sobre a necessidade de acolher pessoas em situação de vulnerabilidade que vivem com HIV e Aids", avaliou.

Segundo ela, investir na qualificação contínua dos profissionais contribui para um atendimento mais digno e respeitoso. "Nós precisamos, enquanto profissionais, vencer esse preconceito e nos capacitar cada vez mais para oferecer um cuidado verdadeiramente humanizado", concluiu.

Também participaram da mesa de abertura a chefe da Divisão Odontológica, Cristina Rosa, e a coordenadora do Centro de Referência Vanessa Sampaio.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/