Brasil faz contagem regressiva para 1º lançamento comercial de foguete nesta quarta (17)
Ele está previsto para ocorrer nesta quarta, às 15h45, em Alcântara
O Brasil se prepara para lançar, nesta quarta-feira (17), seu primeiro foguete comercial, abrindo as portas para o país entrar no mercado global de lançamentos espaciais. O evento ocorrerá na base do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no estado do Maranhão, com horário previsto para as 15h45 (horário de Brasília)
O foguete Hanbit-Nano foi desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace para fazer parte da missão Operação Spaceward. Ele transportará cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.
De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), a Operação Spaceward reúne cerca de 400 profissionais, entre brasileiros – militares e civis – e sul-coreanos. Durante a contagem regressiva, considerando o efetivo do CLA, cerca de 30 especialistas atuam no Centro de Controle; outros 100 profissionais estão distribuídos entre radares, antenas, tratamento de dados, meteorologia, tecnologia da informação, logística, segurança de voo e de superfície, qualidade, planejamento, sincronização e o Centro de Controle Avançado (Casamata).
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Para o chefe da Divisão de Operações do CLA, Major Engenheiro Robson Coelho de Oliveira, o lançamento do HANBIT-Nano representa, para o CLA, um avanço inédito e estratégico dentro do Programa Espacial Brasileiro.
"É um marco que demonstra nossa maturidade técnica e insere o Brasil no mercado global de lançamentos comerciais. Alcântara se firma como um polo estratégico espacial, atraindo investimentos, empresas e inovação. É um passo significativo para o futuro do Brasil no espaço", conclui o Major Robson.
O foguete Hanbit-Nano tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 toneladas.
A Operação Spaceward simboliza um novo momento para o setor. Conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a missão demonstra a maturidade operacional do Brasil no setor espacial. A janela de lançamento ocorre no período de 17 a 22 de dezembro.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.