SEMMAM teme que águas do Rio Jacuípe também estejam contaminadas com vibrião da cólera

GeralFeira de Santana

SEMMAM teme que águas do Rio Jacuípe também estejam contaminadas com vibrião da cólera

O Jacuípe é um importante afluente que desemboca no Paraguaçu e passa por 36 municípios 

Crédito: Divulgação

Após a Lagoa do Geladinho, localizada no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, em Feira de Santana, ter sido interditada depois que a bactéria causadora da cólera foi detectada na água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) teme que o Rio Jacuípe também tenha sido atingido. O Jacuípe é um importante afluente que desemboca no Paraguaçu e passa por 36 municípios, além de Feira de Santana e, caso tenha presença da bactéria causadora da Cólera, representa uma grave crise ambiental/sanitária para as regiões.

João Dias, chefe da Divisão de Educação Ambiental da SEMMAM, diz que aguarda o resultado de análises das águas do Jacuípe, por também está interligado à lagoa. "A Cólera já estava extinta no Brasil há muitos anos e os países mais ricos até pararam de desenvolver estudos sobre ela. Iremos capturar alguns peixes e enviar para o Laboratório Central de Saúde (LACEN), ver se os peixes estão contaminados. O Centro de Zoonose ficou na responsabilidade de coletar aves silvestres para análise.

Coletamos água do Riacho do Geladinho, porque a lagoa sai do riacho que liga ao córrego Cipriano Barbosa e também está ligado ao Rio Jacuípe. Estamos aguardando os resultados para saber se também tem cólera no riacho e no rio. Iremos analisar a água do Rio Jacuípe na Fonte e depois adotar as providências", conta.
Após o teste das águas da lagoa do Geladinho ter sido feito no LACEN ter detectado o vibrião colérico, um comitê de investigação foi criado. "Enviamos também amostras para Fiocruz que ainda não liberou o resultado. O Parque foi fechado total e, logo em seguida, foi criado um comitê que está na fase de investigação, onde fazem parte o prof. Doutor Eddy José Oliveira, microbiologista da UEFS e a profª. doutora Ilda Ribeiro, química analítica de água da UFRB.

Tem também os profissionais de saúde, tanto do governo do Estado, que colocou à disposição, quanto do município. Todos estão trabalhando juntos no processo de investigação para saber de onde veio a contaminação. Já sabemos que da nascente não foi, porque o material mandado para o Lacen provou que a contaminação está dentro da lagoa", diz.

Solução

De acordo com o biólogo Marcos Melo, existe uma maneira de despoluir a lagoa sem agredir a fauna local. "Através de bactérias não patológicas que degradam a camada orgânica da lagoa e melhora a oxigenação. Sabemos que Vibrio cholerae responde negativamente ao oxigênio, melhorando o oxigênio do lago, o vibrio irá sucumbir. Entre 30 a 90 dias já começamos a ter resultados, pois a oxigenação da lagoa é muito importante porque o vibrio cholerae é anaeróbico e responde negativamente ao oxigênio", detalha.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/