Surgimento de espécie de peixe natural do Vietnã no Rio Jacuípe preocupa SEMMAM

GeralSaiba mais

Surgimento de espécie de peixe natural do Vietnã no Rio Jacuípe preocupa SEMMAM

O predador pode crescer até aos 130 centímetros

Crédito: Reprodução/Secom
Uma espécie de peixe denominada pangasius, natural do rio Mekong, do Vietnã, foi encontrada neste final de semana no Rio Jacuípe, em Feira de Santana. O surgimento da espécie preocupa técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais órgãos ambientais. O pangasius é um predador, que pode crescer até aos 130 centímetros e e alcançar 44 quilos. A sua vida útil estende-se ao longo de 20 anos.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental da SEMMAM, João Dias, observa que a espécie representa um risco ao equilíbrio do meio ambiente. "Então é uma preocupação nossa, pois poderemos ter problemas futuros, como já ocorre, de espécies nativas desaparecendo", explica.

Ele observa que é proibido introduzir no Brasil espécies exóticas, de outros países, justamente por esse aspecto. "Encontramos há dois anos atrás o jaguar, que é da América Central, e agora encontramos esse, que é um peixe da Ásia", lembra.

A suspeita é que a espécie tenha sido oriunda de aquário e introduzida indevidamente em algum manancial que deságua no rio. "É muito comum essas espécies exóticas serem importadas e vendidas para aquários. Mas acontece que alguns desses peixes, como o pangasius, crescem muito, e acabam sendo descartados pelos seus donos em lagos e rios", explica João Dias.

Ele ressalta que a Secretaria de Meio Ambiente já vem realizando um trabalho de conscientização junto a pescadores para que não soltem no rio espécies desconhecidas. O alerta também está sendo estendido a pessoas que criam peixes em aquários. "Qualquer pessoa que necessite se desfazer de um peixe, deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou o INEMA [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]", esclarece. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/