‘Dama de ferro japonesa’: quem é a 1ª premiê mulher da história do Japão

InternacionalConservadora

‘Dama de ferro japonesa’: quem é a 1ª premiê mulher da história do Japão

Como seus antecessores, Takaichi, admiradora de Margaret Tatcher, tem um perfil austero e conservador.

Foto: Divulgação/Sanae Takaichi

A conservadora japonesa Sanae Takaichi vinha repetindo nos últimos anos que gostaria de se tornar "a dama de ferro do Japão", em referência à ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, de quem se diz fã. A partir de agora, ela poderá colocar seu desejo em prática: ontem (21), Takaichi, uma política de longa data da direita japonesa, austera e que também já foi baterista de heavy metal, se tornou primeira-ministra do Japão.

Takaichi virou também a primeira chefe de governo mulher, na história de um país, que se destaca pouco em avanços na igualdade de gênero a ocupar o cargo. Mas, o título não parece lhe preocupar muito. Representante da ala mais à direita do Partido Liberal Democrata (PLD), Takaichi disse que não pretende fazer muito para que seu país deixe de ser dos menos avançados em políticas de gênero entre as nações desenvolvidas. 

Ontem, em seu primeiro discurso após se tornar premiê, disse que a questão não está na primeira linha de sua agenda política. Embora já tenha sido ministra de Economia, Assuntos Internos e Igualdade de Gênero, ela também se posicionou assim ao longo de sua vida política, na qual entrou há mais de 30 anos - o que também pode ter sido uma forma de sobreviver em um meio no qual mulheres que debatiam questões de gênero eram deixadas para trás. 

Em 1993, Takaishi foi eleita deputada no Parlamento de sua cidade natal, Nara, município perto da famosa Quito na região central do Japão. Depois, ocupou cargos importantes dentro do PLD e nos governos dos ex-premiês Shinzo Abe - que morreu em 2022 vítima de um atentado - e Fumio Kishida, incluindo o de ministra da Segurança Econômica, Assuntos Internos e Igualdade de Gênero. Como seus antecessores, Takaichi, admiradora de Margaret Tatcher, tem um perfil austero e conservador. 

Assim como a ex-premiê britânica, que governou o Reino Unido com linha dura durante três mandatos e se tornou uma das líderes mais influentes do século XX, a japonesa pretende ganhar notoriedade por uma postura forte e políticas marcantes no país oriental. Ela defende um Exército mais forte, mais gastos fiscais para o crescimento, promoção da fusão nuclear do Japão e políticas mais rígidas em relação à imigração. 

Fonte: g1 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 22 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/