Egito inaugura Grande Museu Egípcio ao lado das Pirâmides de Gizé
O museu, dedicado à civilização faraônica, deve receber cinco milhões de visitantes por ano
Após mais de 20 anos de obras, o Grande Museu Egípcio (GEM) foi inaugurado neste sábado (1º) no Cairo, com vista para as Pirâmides de Gizé. O museu, dedicado aos faraós de 30 dinastias ao longo de cinco mil anos, custou mais de US$ 1 bilhão e abriga cerca de 100 mil peças, incluindo as 5 mil do tesouro de Tutancâmon reunidas pela primeira vez desde a descoberta em 1922.
O edifício triangular, apelidado de "quarta pirâmide", foi projetado pelo estúdio Heneghan Peng Architects e conta com 24 mil m² de exposição, laboratórios de restauração, áreas educativas e espaços interativos. Na entrada, os visitantes encontram a estátua de 11 metros de Ramsés II, seguida por uma escadaria de seis andares que leva às galerias principais e a uma ponte ligando o museu às pirâmides.
📱Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A cerimônia contou com a presença do presidente Abdel Fattah al-Sisi, líderes estrangeiros e membros de famílias reais, com shows de luzes, drones e orquestras projetando imagens de deuses egípcios. O ministro do Turismo, Sherif Fathy, destacou que o GEM deve receber cinco milhões de visitantes por ano, ajudando a recuperar o turismo, que já cresceu 21% nos primeiros nove meses do ano em relação ao período anterior.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.