Encontro entre Índia e Brasil é reunião de superlativos, diz Lula
Líder brasileiro reiterou a defesa da reformulação de organismos como a ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, em Nova Délhi, que Brasil e Índia têm papel estratégico na reconfiguração das relações multilaterais e na ampliação da influência do chamado Sul Global nas decisões internacionais.
Ao lado do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, por quem foi recebido em visita de Estado, Lula voltou a defender a reformulação de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), e maior participação dos países em desenvolvimento nos fóruns globais.
Em declaração à imprensa, o presidente destacou convergências políticas e econômicas entre os dois países e o potencial de cooperação em áreas como tecnologia, inovação, transição energética, indústria da saúde, agricultura e pecuária.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"O encontro entre Índia e Brasil é uma reunião de superlativos: não somos apenas as duas maiores democracias do Sul Global. Este é o encontro da farmácia do mundo com o celeiro do mundo. De uma superpotência digital com uma superpotência da energia renovável. Somos megadiversos e polos da indústria cultural. Defensores do multilateralismo e da paz", afirmou.
Lula também reforçou a necessidade de atualizar a governança internacional para refletir o peso político e econômico de países emergentes. A defesa da reforma da ONU, incluindo mudanças no Conselho de Segurança, é uma pauta recorrente da política externa brasileira.
A agenda oficial na capital indiana começou na quarta-feira (19) e reuniu representantes dos governos e do setor privado nas áreas de saúde, educação, indústria, comércio, gestão pública, ciência e tecnologia, agricultura, infraestrutura e meio ambiente.
Entre os temas discutidos esteve a regulação da inteligência artificial. Integrantes da comitiva brasileira defenderam que o desenvolvimento da tecnologia não fique subordinado apenas a interesses econômicos e ao lucro, mas que seja orientado por princípios voltados à melhoria da qualidade de vida.
Neste domingo (22), Lula participa do encerramento de um fórum empresarial em Nova Délhi. A delegação brasileira levou centenas de empresários com o objetivo de ampliar parcerias comerciais e investimentos entre os dois países.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.