EUA revogam vistos de artistas britânicos após coro anti-Israel em festival

InternacionalVistos de artistas

EUA revogam vistos de artistas britânicos após coro anti-Israel em festival

Dupla de rap punk Bob Vylan estava programada para fazer uma turnê pelos Estados Unidos a partir do final de outubro  

Foto: Divulgação

O Departamento de Estado dos EUA revogou os vistos dos membros do Bob Vylan, um grupo britânico de rap punk que levou multidões a gritar "morte" contra os militares de Israel em um festival de música no Reino Unido no último fim de semana. O grupo estava programado para fazer uma turnê pelos Estados Unidos a partir do final de outubro, de acordo com uma publicação no Instagram.

"(O Departamento de Estado) revogou os vistos americanos dos membros da banda Bob Vylan em vista de seu discurso odioso em Glastonbury, incluindo a liderança da multidão em coro de morte. Estrangeiros que glorificam a violência e o ódio não são visitantes bem-vindos em nosso país", disse o secretário de Estado Adjunto, Christopher Landau, em uma publicação nesta segunda-feira (30). A Embaixada de Israel no Reino Unido disse estar "profundamente perturbada" com o que chamou de retórica "inflamatória e odiosa" no festival.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A proibição veio depois que o rapper Bobby Vylan subiu ao terceiro maior palco do Festival de Glastonbury, West Holts, no sábado, gritando "Palestina livre, livre", antes de liderar a multidão em gritos contra o Exército israelense. Um vídeo mostrou o rapper gritando no microfone: "Certo, mas vocês já ouviram essa? Morte, morte às Forças de Defesa de Israel (FDI)". O artista também se apresentou diante de um telão que exibia uma mensagem que dizia: "As Nações Unidas chamaram isso de genocídio. A BBC chama isso de 'conflito'", referindo-se à emissora pública do Reino Unido que transmitiu o festival ao vivo.

Nesta segunda-feira (30), a BBC admitiu que, "em retrospectiva", o show de Vylan deveria ter sido cortado do ar durante a apresentação, dizendo que a corporação "respeita a liberdade de expressão, mas se posiciona firmemente contra a incitação à violência".

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 01 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/