Prêmio Nobel da Paz vai para dupla de jornalistas por luta pela liberdade de expressão

InternacionalDestaque mundial

Prêmio Nobel da Paz vai para dupla de jornalistas por luta pela liberdade de expressão

Filipina e russo foram laureados

Crédito: Divulgação

Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão, anunciou o comitê norueguês do Nobel nesta sexta-feira (8).

A entidade afirmou que Ressa e Muratov receberam o Nobel da Paz "pela corajosa luta" nas Filipinas e na Rússia, respectivamente, e que a liberdade de expressão "é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura".

"[Os laureados] são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas", afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do conselho do Nobel.

Os dois jornalistas ajudaram a fundar veículos de comunicação independentes em seus países e vão dividir o prêmio. Muratov é um dos fundadores de um jornal russo que já teve seis jornalistas assassinados.

"O jornalismo livre, independente e baseado em fatos serve para proteger contra o abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra. O comitê norueguês do Nobel está convencido de que a liberdade de expressão e a liberdade de informação ajudam a garantir um público informado", afirmou a instituição.

O comitê disse também que "esses direitos são pré-requisitos essenciais para a democracia e protegem contra guerras e conflitos" e que o prêmio para os jornalistas "visa salientar a importância de proteger e defender esses direitos fundamentais [as liberdades de expressão e informação]".

Os outros vencedores do prêmio Nobel deste ano foram:

Medicina: David Julius e Ardem Patapoutian

Física: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi

Química: Benjamin List e David MacMillan

Literatura: Abdulrazak Gurnah

Economia: será divulgado na segunda-feira (15)

Os prêmios Nobel são concedidos por mais de uma entidade:

Academia Real das Ciências da Suécia: prêmios de Física, de Química e de Economia

Instituto Karolinska: Nobel de Fisiologia (Medicina)

Academia Sueca: Nobel de Literatura

Comitê Norueguês do Nobel: Nobel da Paz

Maria Ressa

Maria Ressa é cofundadora e diretora-executiva do Rappler (rappler.com), uma empresa de mídia digital de jornalismo investigativo nas Filipinas.

Segundo o comitê norueguês do Nobel, "Ressa usa a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal".

"Rappler deu atenção à campanha assassina do regime de Duterte [o presidente da Filipinas]. O número de mortes é tão alto que parece uma guerra contra a própria população do país", afirmou a porta-voz da entidade.

"Ressa e a Rappler mostram como as redes sociais são usadas para espalhar 'fake news', assediar oponentes e manipular o discurso público", disse Berit Reiss-Anderson.

"Estou em choque", afirmou a jornalista filipina em uma transmissão ao vivo pelo Rappler logo após o prêmio. "Nada é possível sem fatos".

Dmitry Muratov

Dmitry Muratov é russo e um dos fundadores do jornal independente "Novaya Gazeta" (novayagazeta.ru), que já teve seis jornalistas mortos desde a sua fundação, em 1993.

Muratov é o editor-chefe do jornal desde 1995, e todas as mortes ocorreram depois que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou ao poder.

"Desde o início do jornal, seis jornalistas foram assassinados, incluindo Anna Politkovskaya, que escreveu artigos reveladores sobre a guerra na Chechênia", afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do conselho do Nobel.

"Apesar das mortes e ameaças, Muratov se recusou a abandonar a política independente do jornal", destacou Reiss-Anderson. "[Muratov] há décadas defende a liberdade de expressão na Rússia, em condições cada vez mais desafiadoras".

"O jornalismo baseado em fatos e a integridade profissional do 'Novaya Gazeta' a tornaram uma importante fonte de informações sobre aspectos censuráveis da sociedade russa raramente mencionados por outros meios de comunicação", afirmou o comitê norueguês.

Governo russo

A porta-voz do Nobel destacou que, desde a sua fundação, a "Novaya Gazeta" publicou reportagens importantes que revelaram corrupção, violência policial, prisões arbitrárias, fraude eleitoral e o uso de forças militares russas dentro e fora do país.

"Os oponentes da 'Novaya Gazeta' responderam com assédio, ameaça, violência e assassinato", afirmou Reiss-Anderson. "É o jornal mais independente da Rússia hoje, com uma atitude crítica em relação ao poder".

Após o prêmio, o governo Putin afirmou que Muratov trabalha consistentemente de acordo com seus próprios ideais e que o jornalista é "corajoso e talentoso".

Com informações do G1

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/