Reino Unido e EUA concordam sobre adesão rápida da Suécia à OTAN

InternacionalOTAN

Reino Unido e EUA concordam sobre adesão rápida da Suécia à OTAN

A Turquia e a Hungria são os únicos países que se opõem

Crédito: Divulgação/Otan

adesão da Suécia à OTAN deve ser facilitada rapidamente, concordaram hoje o Presidente dos Estados Unidos e o primeiro-ministro britânico durante um encontro em Londres, segundo um porta-voz do Governo britânico. O americano Joe Biden e o britânico Rishi Sunak "concordaram sobre a necessidade de garantir uma via rápida para a plena adesão da Suécia à OTAN", afirmou o porta-voz.

A Turquia e a Hungria são os únicos países que se opõem à entrada da Suécia.

Embora tenham discutido e reafirmado o apoio à Ucrânia, o processo de adesão do país à Aliança Atlântica não foi mencionado durante a reunião de aproximadamente 40 minutos na residência oficial do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em Downing Street.

Biden afirmou em entrevista à CNN no fim de semana que não há unanimidade entre os aliados sobre a inclusão de Kiev "em plena guerra", e que será necessário aguardar o fim do conflito desencadeado pela invasão russa em fevereiro de 2022.

O Reino Unido apoia a aceleração do processo, que deverá ser discutido durante a cúpula da OTAN em Vilnius, na Lituânia, entre terça-feira e quarta-feira.

Segundo o porta-voz de Sunak, os dois líderes "discutiram o progresso da contraofensiva [ucraniana] e destacaram a importância dos parceiros internacionais do país em se empenharem na defesa a longo prazo, oferecendo o apoio necessário à Ucrânia para vencer esta guerra".

Ainda em relação à política externa, discutiram especificamente a região do Indo-Pacífico e a situação no Irã.

Biden chegou a Londres no domingo à noite e iniciou hoje uma breve visita de menos de 24 horas, que inclui um encontro com o Rei Carlos III.

Após Londres e a cúpula da OTAN em Vilnius na terça e quarta-feira, Joe Biden viajará para a Finlândia para uma reunião com os líderes nórdicos. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/