Terremoto de magnitude 7.7 atinge Mianmar e tremores alcançam Tailândia
Abalo provocou danos estruturais e evacuações; autoridades avaliam impactos
Pelo menos 20 pessoas perderam a vida após um terremoto de magnitude 7.7 na escala Richter atingir Mianmar na madrugada desta sexta-feira (28). O epicentro do tremor, detectado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi registrado próximo à cidade de Mandalay, a uma profundidade de 10 quilômetros.
Este foi o terremoto mais forte registrado no país nos últimos anos, superando o de 2016, que teve magnitude 6.8. De acordo com o governo, os danos ainda estão sendo avaliados, mas já há relatos de desabamentos de pontes, casas e templos religiosos.
Além de Mianmar, o abalo também foi sentido em Bangkok, na Tailândia, país vizinho. Minutos depois, um segundo tremor foi registrado, com magnitude 6.4. Alarmes foram ativados e os moradores receberam orientações para evacuar edifícios residenciais e comerciais, sendo instruídos a permanecer em áreas abertas até novas orientações.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"O impacto estrutural nas áreas afetadas é significativo. Relatos não confirmados sobre o colapso de um prédio começaram a surgir logo após o evento, com novas inspeções em andamento", informou o governo tailandês. A primeira-ministra, Paetongtarn Shinawatra, convocou uma reunião de emergência para avaliar a situação.
Mianmar, localizada no Sudeste Asiático, está situada em uma região de intensa atividade sísmica devido à pressão entre a placa tectônica do subcontinente indiano, ao sul, e a placa euro-asiática, ao norte. Em 2016, o país foi atingido por dois terremotos de magnitude superior a 6. Cinco anos antes, um tremor semelhante resultou na morte de 74 pessoas.
Com informações do site SBT News
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.