Turistas brasileiros na Jamaica montam barricadas em hotéis à espera de furacão

InternacionalFuracão Melissa

Turistas brasileiros na Jamaica montam barricadas em hotéis à espera de furacão

Os hotéis orientaram os hóspedes a colocaram as camas como barricadas nas janelas dos quartos como forma de proteção.

Foto: TV Globo
Assim como toda a Jamaica, turistas brasileiros hospedados em hotéis do país, se preparam para a chegada do furacão Melissa, que se aproxima da costa jamaicana com ventos de 290 km/h, segundo os meteorologistas. O furacão foi elevado à categoria 5 e é considerado um dos mais catastróficos a atingir a ilha em 174 anos.

De acordo com brasileiros ouvidos pelo g1, os hotéis orientaram os hóspedes a colocaram as camas como barricadas nas janelas dos quartos como forma de proteção.

Segundo Mariana Caserta, que é de São Paulo, que está de férias com a família em um hotel em Ocho Rios, ela, o marido, os pais e tios chegaram no dia 24 e deveriam ter ido embora na segunda (27), mas estão presos no local.

"O hotel está todo fechado. A gente não pode circular por nenhuma área, nada. Estamos com a orientação de ficar dentro do quarto e colocar as camas pra poder fazer uma proteção. Estamos aqui já com a cama posicionada na janela", relatou.

A agente de viagens e nutricionista Karina Okamoto e o marido, Lívio, contou que o casal está hospedado em um resort na Jamaica para comemorar o aniversário de casamento. Eles, não imaginavam, que o furacão Melissa iria estragar os planos.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Viemos passar o nosso aniversário de casamento nesse resort de luxo aqui na Jamaica e nem imaginávamos que íamos passar pelo que estamos passando. O furacão Melissa já está aqui bem próximo, ele provavelmente vai chegar aqui", contou Karina à TV Globo.

A previsão é de que o furacão Melissa toque o solo jamaicano nesta terça e atravesse a ilha, entrando pelo sudeste e saindo pelo norte, segundo meteorologistas. Ele é caracterizado como "extremamente perigoso" e vai gerar consequências que ameaçam a vida, como inundações repentinas e um aumento do nível do mar de até quatro metros em algumas partes da ilha, segundo o NHC.

Melissa mira Cuba

Melissa também deve tocar o solo no leste de Cuba ainda na noite de terça-feira como um furacão poderoso.

Um alerta de furacão estava em vigor para as províncias de Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo e Holguín, enquanto um alerta de tempestade tropical estava em vigor para Las Tunas. Estão previstos até 51 centímetros de chuva em partes de Cuba, além de uma forte maré de tempestade ao longo da costa.

Autoridades cubanas disseram na segunda-feira que estavam evacuando mais de 600 mil pessoas da região, incluindo Santiago, a segunda maior cidade da ilha.

Melissa também já provocou fortes chuvas nas regiões sul do Haiti e da República Dominicana, e um alerta de tempestade tropical ainda está em vigor para o Haiti.

A previsão indica que o furacão deve virar para nordeste após passar por Cuba e atingir o sudeste das Bahamas até a noite de quarta-feira.

Um alerta de furacão estava em vigor para as Bahamas centrais e sudeste, e um alerta de tempestade tropical foi emitido para Turks e Caicos. 


As informações são do g1.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 28 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/