Verão começa no Hemisfério Norte com temperaturas recordes e mortes por calor extremo

InternacionalCalor intenso

Verão começa no Hemisfério Norte com temperaturas recordes e mortes por calor extremo

Em Nova York, a prefeitura vem distribuindo aparelhos para quem não têm condições de comprar ou quem tem problemas de saúde. 
Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters
No Hemisfério Norte, nesta quinta-feira (20) começa o verão, mas as temperaturas já estão batendo recordes.

Antes mesmo do início da nova estação, vários países já vivem os perigos das ondas de calor. Na Arábia Saudita, desde segunda-feira (17), mais de 550 pessoas morreram na maior peregrinação a Meca, local sagrado para os muçulmanos. É o dobro do número de mortes, no evento, de 2023. A temperatura passou dos 50º C na mesquita onde os peregrinos se encontram.

Na Grécia, o calor intenso matou três turistas nos últimos dias. Na Índia, a capital Nova Déli teve, nesta terça-feira (18), a noite mais quente em seis anos. Em todo o país, mais de 100 pessoas já morreram pela temperatura extrema. As regiões noroeste e sudeste já registraram o dobro de dias de calor intenso do normal.

Na China, o norte está em alerta por causa da seca, enquanto o sul foi atingido por chuvas intensas. Nos Estados Unidos, milhões de pessoas continuam sob uma forte onda de calor que só vai se dissipar no domingo (23). No norte do país, a temperatura está até 8ºC mais alta do que a média histórica, um risco para crianças e idosos, principalmente os que vivem sem ar condicionado em casa.

Em Nova York, a prefeitura vem distribuindo aparelhos para quem não têm condições de comprar ou quem tem problemas de saúde. Em 2023, foram cerca de 10 mil aparelhos.

No sul do país, o Texas se prepara para a primeira tempestade tropical da estação, com risco de inundações. E os estados do Novo México e Califórnia enfrentam dezenas de incêndios florestais, agravados pelos ventos fortes.

O climatologista da Universidade do Colorado Scott Denning explicou que o mundo vem se aquecendo há 50 anos:

"Isso acontece porque a gente queima carvão, petróleo e gás para fazer energia elétrica. O carbono vem dessas queimas e fica na atmosfera, e vai continuar lá, fazendo o mundo cada vez mais quente".

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 13 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/