Médica veterinária é a nova Miss Afro de Feira de Santana

Moda e Beleza6ª edição

Médica veterinária é a nova Miss Afro de Feira de Santana

Após 4 meses de atividades, a 6ª edição do concurso chegou a final 

Crédito: Divulgação

Jéssica de Jesus Pinheiro, 31 anos, moradora do bairro Santo Antônio dos Prazeres foi eleita na noite da última sexta-feira (20), a Miss Afro Feira de Santana 2022. Após 4 meses de atividades, a 6ª edição do concurso chega a sua final, 138 meninas e mulheres negras de Feira de Santana e de mais 8 municípios da região metropolitana participaram e tiveram acesso a diversas informações acerca de questões culturais, políticas, religiosas, saúde, direito e educação. Bem como ficaram conhecendo a fundo, histórias de heroínas negras como Acotirene, Aqualtune, Dandara de Palmares, Maria Felipa, Luiza Mahin entre outras e descobriram também "A Essência da Negra Jhô" tema central dessa ação afirmativa que já está consolidada no município como um espaço informal de educação.

O Miss Afro Feira de Santana, é muito mais que um concurso pois até chegar à final onde é realizado esse desfile, nossas pretinhas passam por rodas de conversa, minicursos, palestras, oficinas de formação além de vários debates e questionários que as credenciam para a final. Não se trata de apenas um concurso onde são escolhidas por beleza estética, por altura ou peso, aqui no nosso Miss Afro, elas aprendem a ter consciência racial, a se reconhecerem e a se aceitarem, o que para muitos é "exótico" para nós da Moviafro é ancestralidade. Diz Val Conceição, idealizador e coordenador geral do projeto.

Além do aprendizado, da conscientização que para os coordenadores é o verdadeiro empoderamento, a eleita ganha prêmio em dinheiro, diversos brindes oferecidos por parceiros que se identificam com o propósito do concurso e uma bolsa integral de graduação ou pós oferecidos pela Faculdade Multivix – Unidade Astro Feira de Santana, além de ser a representante de uma parte do Movimento Negro e da Moviafro em suas ações e atividades durante um ano. São eleitas também duas beldades negras, segundo e terceiro lugar respectivamente e a Miss Simpatia que é escolhida pelas próprias finalistas. Nesta edição, Deilane Pinheiro moradora de Conceição do Jacuípe foi a segunda colocada, Iasmin Figueiredo residente no bairro Feira lX ficou em terceiro, enquanto Lorena Lopes do bairro George Américo foi eleita a Miss Simpatia.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/