Referência em design de unhas, feirense atendia de barraca em barraca na Sales Barbosa

Moda e Beleza Conheça história

Referência em design de unhas, feirense atendia de barraca em barraca na Sales Barbosa

Hoje ela dá cursos e já formou mais de 500 alunas 

Crédito: Taila Silva
Superação. É essa a palavra que define Jéssica, que aos 14 anos já era obrigada a trabalhar para suprir suas necessidades mais básicas. Ela se considera como uma mulher cheia de fé, que através da sua garra e força de vontade quer inspirar outras mulheres.

Jéssica é uma Nail Designer. Uma Designer de Unhas, segundo o Guia de Profissões, é alguém que cuida da estética visual das unhas. Ela é uma versão mais elaborada da manicure. É um tipo de esteticista com competências aprimoradas pela prática ou pela formação. O seu trabalho não passa apenas por arranjar as unhas da forma tradicional, aparando cutículas e pintando-as com esmaltes normais. Contudo, têm um papel mais detalhado, dando formas e alongando as unhas com recurso a diversos tipos de extensões.

Além disso, recorrem a técnicas de decoração das unhas, com o uso de desenhos abstratos, como, por exemplo, borboletas e flores, ou de imagens sobre datas comemorativas especiais. Na verdade, há uma série de infinitas possibilidades.

Jéssica começou a trabalhar na varanda da casa de sua mãe. Um tempo depois passou a atender na Rua Sales Barbosa, onde ficavam os camelôs que hoje estão no Shopping Popular. Ela atendia de barraca em barraca. Até que conseguiu abrir a primeira barraca de unhas de Feira de Santana. "Em um espaço de um metro e vinte eu atendia as minhas clientes, sentada em um banquinho de madeira. Era um pouco complicado porque só cabia uma cliente por vez na barraca", lembra emocionada.

Esse processo de mudança foi desafiador para Jéssica. Ela deixou de apenas fazer as unhas e esmaltar para tentar convencer suas clientes a alongar suas unhas. "Não existia na região profissionais qualificados para fazer esse trabalho e as pessoas não davam credibilidade para o serviço. Então, além de arriscar no novo serviço estético, eu tinha que convencer as pessoas dos benefícios de um alongamento", explica.

Quando essa etapa foi cumprida ela já tinha a qualificação necessária e um público para aquele que gostava do seu trabalho. "Eu entendi que tinha feito um bom investimento porque o que eu conseguia lucrar em um dia como nail designer não conseguia em uma semana como manicure. Aí eu comecei a notar que era possível", analisou Jéssica.

E Jéssica continua evoluindo. Hoje ela dá cursos para pessoas que se interessam e querem ser um ou uma designer de unhas. Na pandemia ela conseguiu formar mais de 500 alunas. Jéssica, que é evangélica, disse que suas alunas a acompanhavam e viam que existia algo diferente nela. "Eu carregava uma promessa e tinha um propósito: tornar mais fácil o início e a transição de uma manicure para uma nail designer.

Está em seus planos abrir filiais. Seu projeto vai além de outros bairros. Ela quer colocar uma esmalteria em seu bairro de origem, a Queimadinha. "Foi de lá que eu vim e é lá que quero colocar minha esmalteria". Ela sabe de perto quais são as dificuldades que uma iniciante enfrenta porque viveu cada uma delas. "Vivendo tudo que vivi e superando cada dificuldade, consegui a prática e sei trazer uma forma mais fácil para iniciar como uma nail designer", lembra.

Jéssica destaca também que conseguiu ver seu rendimento multiplicar de forma "surreal" quando decidiu avançar e iniciar sua carreira. "Te digo com segurança de quem viveu tudo que eu vivi de que é o melhor e mais necessário investimento para uma manicure. É a chave para mudança de vida. Vá afundo! Toda manicure pode ser sim uma nail designer. Eu sou exemplo vivo que é possível e quero te ensinar com o meu curso que é possível mudar de vida".

Finalizando, Jéssica pede que as pessoas acreditem em seus sonhos. "Foi o Senhor que deu eles para você. Quando Ele te fez sonhar com isso é porque já tinha colocado dentro de você potencial para alcançá-lo. Está tudo aí dentro. Levante e faça acontecer".
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/