Área com fenômeno de seca aumenta na Bahia, diz monitor da ANA

MunicípiosSaiba mais

Área com fenômeno de seca aumenta na Bahia, diz monitor da ANA

Território baiano é o maior entre os estados nordestinos

Crédito: Divulgação

Na comparação entre maio e junho, a última atualização do Monitor de Secas ferramenta da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) registrou que a área total com seca aumentou em quatro estados do Nordeste: Bahia, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

No sentido oposto, em outros quatro estados houve o recuo do fenômeno nesse período: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. O Ceará seguiu livre do fenômeno nesses dois meses e teve a melhor condição do Brasil em junho. Nesse cenário, a área total com seca na região saltou de 39% para 56% nesses dois meses.

Entre maio e junho, houve a intensificação da seca na Bahia, o que se refletiu no aumento da severidade do fenômeno na região Nordeste como um todo, já que o território baiano é o maior entre os estados nordestinos. 

Crédito: Divulgação

Enquanto o Ceará ficou livre de seca em junho – único nessa condição entre todos os acompanhados pelo Monitor de Secas –, os demais sete estados da região tiveram estabilidade na intensidade do fenômeno nesse período. Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe tiveram somente seca fraca, a mais branda na escala do Monitor. Já no Maranhão e no Piauí as áreas com seca moderada seguiram estáveis.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/