Bahia lidera registro de novas empresas no Nordeste em fevereiro de 2023

MunicípiosSerasa

Bahia lidera registro de novas empresas no Nordeste em fevereiro de 2023

Em toda região foram registradas 61.288 novas empresas 

Crédito: Divulgação

Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostram que, em fevereiro, o Nordeste do país registrou 61.288 novas empresas. O estado da Bahia teve o destaque com a maioria das aberturas (16.902). Confira a seguir o levantamento completo da região: 

Análise nacional: recorde histórico com mais de 398 mil empresas criadas

No mês de fevereiro, o Brasil registrou a abertura de 398.404 novos negócios, o equivalente a 22.133 empreendimentos criados por dia útil. Esse foi o maior número da série histórica do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, que teve início em 2010. Confira no gráfico a seguir o montante mês a mês:

 De acordo com Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, "os primeiros meses do ano costumam ser o momento em que as pessoas começam a tirar os projetos do papel, o que pode explicar a crescente no número de aberturas. Além disso, ao longo do último ano, tivemos diversas medidas para incentivar o empreendedorismo no país, com programas que reduzem a burocracia e facilitam a concessão de crédito para empreendedores".

A análise por setor mostrou também que o segmento de Serviços teve o segundo recorde histórico consecutivo em 2023, esse de 286.143 frente aos 257.769 registrados em janeiro.

11 estados marcaram recorde de aberturas

No recorte por Unidades Federativas (UFs), 11 estados brasileiros marcaram números recorde na abertura de companhias em fevereiro deste ano. São eles: São Paulo (119.719), Minas Gerais (42.037), Paraná (30.349), Santa Catarina (24.174), Rio Grande do Sul (23.420), Goiás (16.214), Mato Grosso (9.145), Distrito Federal (7.760), Mato Grosso do Sul (5.596), Rondônia (2.664), e Roraima (886). Confira o levantamento completo por UF no gráfico abaixo:

Serasa Experian dá quatro dicas para impulsionar o Score da sua empresa

1. Negocie e pague suas dívidas e as dívidas da sua empresa: muitos credores e fornecedores têm optado pela estratégia de renegociação de dívidas. Essa é uma ferramenta muito eficaz que deve ser utilizada sempre que possível, principalmente em cenários de instabilidade econômica. Manter uma boa relação com seus parceiros é essencial para evitar a negativação, dessa forma, procurar estabelecer um diálogo transparente e seguro sobre as condições e possibilidades de pagamento é sempre o melhor caminho.

2. Pagamento automático das contas da sua empresa: as negativações e atrasos para o pagamento de dívidas impactam negativamente a pontuação do Score PJ. Por isso, utilizar a ferramenta de débito automático pode auxiliar a evitar esse tipo de problema muito comum que é o esquecimento de quitação dos débitos. Manter as contas da sua empresa em dia e respeitar os prazos de vencimento é uma das maneiras mais assertivas para cultivar a pontuação de crédito positiva.

3. Atualize os dados da sua empresa na Serasa Experian: não esqueça de sempre atualizar os dados cadastrais de seu negócio no banco de informações da companhia e no Cadastro Positivo.

4. Separe contas pessoais das contas da sua empresa: para garantir a saúde dos negócios é fundamental que o controle financeiro pessoal esteja totalmente separado do empresarial, pois mantê-los juntos pode trazer diversos riscos à gestão econômica da empresa como, por exemplo, o gasto de dinheiro indevido, problemas fiscais e de planejamento financeiro. Uma boa dica é a criação e gestão de contas bancárias separadas, uma para pessoa física e outra jurídica.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/