Baiano realiza sonho de infância e constrói helicóptero inusitado

MunicípiosVoo no Sertão

Baiano realiza sonho de infância e constrói helicóptero inusitado

Projeto de seis anos de estudo e contou com a colaboração de pessoas de diversos estados

Reprodução/Youtube

No interior da Bahia, na cidade de Capim Grosso, um morador chamado Antônio Matos, de 40 anos, realizou um feito impressionante: construiu um helicóptero para realizar um sonho de infância. Segundo o criador, a aeronave experimental é um projeto de seis anos de estudo e contou com a colaboração de pessoas de diversos estados para ser colocada em prática.

Ainda conforme Antônio, ele pretende levantar voo no próximo mês, quando deve fazer um evento para este voo inaugural. O capim-grossense conta que é responsável por toda a confecção e teria concluído o equipamento há cerca de dez meses.

Feita de ferro pintado em branco, a aeronave é movida a motor de Fusca e tem aproximadamente de 4 metros de altura e um de largura, cabendo apenas uma pessoa, o próprio piloto.

Autorização de voo

O Alô Alô Bahia consultou o professor coordenador do curso de pós-graduação em Segurança de Voo da Universidade Anhembi Morumbi, Alexandre Faro Kaperaviczus, que explica que qualquer tipo de aeronave, inclusive experimental, precisa de autorização de voo emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Antônio não informou se possui as autorizações.

Além disso, o veículo aéreo necessita de vistoria técnica feita também pela Anac para checar se o equipamento tem condições seguras para levantar voo para que não ofereça risco ao piloto e nem às pessoas no solo.

Ainda segundo Faro, aeronaves experimentais são proibidas, por exemplo, de exercer atividades comerciais, como táxi aéreo, e não podem sobrevoar áreas povoadas.

"O importante é que se a pessoa realmente quer fazer uma aeronave, entre em contato com a Anac para evitar qualquer tipo de problema", aponta o professor, que é ex-piloto da Força Aérea Brasileira (FAB).

O helicóptero foi noticiado pelos repórteres Herick Rios e Almir Fernandes, que compartilharam a história no Youtube. 

Confira:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 02 Dezembro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/