Cidades baianas impactadas pela chuva recebem máquinas para obras

Municípios​Reconstrução

Cidades baianas impactadas pela chuva recebem máquinas para obras

Com investimento de R$ 40 milhões, foram adquiridas 60 máquinas

Crédito: Divulgação
As máquinas adquiridas pela Secretaria da Agricultura, com autorização do Governo do Estado, foram entregues na segunda-feira (17), pelo governador Rui Costa. Com investimento da ordem de R$ 40 milhões, foi possível adquirir 60 máquinas entre motoniveladoras, escavadeiras e roçadeiras hidráulicas, tratores agrícolas e pás carregadeiras, que contribuirão na reconstrução dos municípios baianos mais afetados pelas chuvas e também na reconstrução das estradas para escoar as produções dos agricultores.

O evento, realizado no Parque de Exposições de Salvador, reuniu presidentes de 18 consórcios e prefeitos dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas que caíram na Bahia. Por conta da necessidade imediata de ajuda a estes municípios, as ações coordenadas pelo Governo da Bahia somam forças de outras secretarias de Estado, além da SEAGRI, como a de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), a de Desenvolvimento Rural (SDR), a de Infraestrutura (SEINFRA), a de Relações Institucionais (SERIN) e a de Saúde (SESAB). A ação é parte da determinação de dar prioridade e rapidez aos projetos de reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes.

No Parque de Exposições, Rui Costa ainda assinou convênios com seis municípios atingidos pelas chuvas de dezembro de 2021 para a construção de casas, por meio do Programa Bahia Minha Casa. O trabalho será uma parceria entre a SEDUR (via Companhia de Desenvolvimento Urbano, Conder), e a SERIN. Têm prioridade no atendimento as famílias desabrigadas em municípios que elaboraram os cadastros de moradores de bairros destruídos pelos temporais.

O governador explicou a importância da rapidez por parte dos municípios na elaboração dos cadastros dos beneficiários do projeto habitacional e da escolha das áreas onde serão construídos os imóveis. "Em alguns casos, as áreas são, inclusive, do Governo do Estado. Eu espero que, nos próximos dias, a gente consiga firmar mais convênios e contratos. Os municípios são livres para escolher como vão fazer as casas e a urbanização, se por licitação ou em mutirão", afirmou Rui, que também entregou aos consórcios regionais 28 ambulâncias tipo van.

Consórcios públicos - Os consórcios públicos regionais, que reúnem diversas cidades atingidas pelas chuvas, são os destinatários dos equipamentos pesados que foram distribuídos por Rui Costa. Com isso, a utilização da frota fica otimizada, com o trânsito das máquinas pelos diferentes municípios, atendendo demandas que beneficiem as comunidades.

Os equipamentos trazem tecnologia de ponta embarcada, sendo capazes de desenvolver projetos de grande envergadura, como explica o secretário da Agricultura, João Carlos Oliveira: "As máquinas serão utilizadas para recuperação e manutenção de estradas vicinais, que são fundamentais para o escoamento da produção agrícola de forma satisfatória e em tempo hábil. A melhor trafegabilidade por estradas rurais também beneficia as comunidades de várias maneiras, possibilitando um melhor acesso dos ônibus escolares, facilitando o deslocamento das populações para ações de saúde, trabalho, lazer e demais atividades. Isso além de outras ações, como recuperação de aguadas, intervenções em encostas e em áreas danificadas ao longo dos leitos dos rios, dentre outras".
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 16 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/

Cron Job Iniciado