Coelba identifica mais de 250 ligações clandestinas por dia na Bahia

MunicípiosGatos de energia

Coelba identifica mais de 250 ligações clandestinas por dia na Bahia

Distribuidora registrou 8 mil fraudes somente no mês de agosto

Foto: Divulgação/Coelba

A Neoenergia Coelba flagrou cerca de 8 mil ligações irregulares de energia na Bahia em agosto, o que representa uma média de 254 "gatos" removidos por dia. No acumulado de 2025, já foram identificadas aproximadamente 81 mil fraudes, 10% acima do registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo a distribuidora, a energia recuperada nas operações somou 331 milhões de kWh — volume suficiente para abastecer 5,2 milhões de residências por 15 dias. As irregularidades foram encontradas em todas as regiões do estado e em diferentes tipos de clientes: residenciais, comerciais, industriais e rurais.

Para identificar os desvios, a Coelba tem utilizado ferramentas de inteligência de dados que monitoram o consumo e apontam suspeitas de fraude, confirmadas depois por equipes em campo.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Por mais que os fraudadores tentem esconder as irregularidades, nós iremos achar. Temos equipes capacitadas e tecnologia avançada para detectar inconsistências no consumo e confirmar ligações clandestinas", afirmou Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.

A empresa reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, além de representar risco à população e ao fornecimento de energia.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou no site da distribuidora (www.neoenergia.com/bahia). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 04 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/