Em 2022, Bahia foi estado com maior diferença na desocupação de mulheres pretas ou pardas e brancas

MunicípiosDados do IBGE

Em 2022, Bahia foi estado com maior diferença na desocupação de mulheres pretas ou pardas e brancas

As mulheres pretas ou pardas tinham uma taxa de desocupação de 19,9% 

Crédito: Divulgação

Uma desigualdade de gênero persistente no mercado de trabalho é a taxa de desocupação feminina mais alta do que a masculina. A taxa é a proporção de pessoas procurando trabalho (ou desocupadas) entre aquelas que estavam trabalhando ou procurando. Ela mostra justamente a maior dificuldade enfrentada pelas mulheres para conseguir um trabalho, mesmo na informalidade, e tampouco dá sinais de redução em toda a série da PNADC (2012 a 2022).

Na Bahia, em 2022, a diferença entre as taxas de desocupação feminina (18,7%) e masculina (12,3%), em geral, se manteve, mas se acentuou de forma importante a desigualdade por cor ou raça entre as mulheres, nesse indicador, segundo dados da 3ª edição das Estatísticas de Gênero - Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil. O estudo foi lançado nesta sexta-feira, 8 de março de 2024, Dia Internacional da Mulher, pelo IBGE.

Naquele ano, no estado, as mulheres pretas ou pardas tinham uma taxa de desocupação de 19,9%, perto do dobro das mulheres brancas (11,9%). Estas, por sua vez, apresentaram, pela primeira vez nos 11 anos de série histórica, uma taxa menor do que a dos homens (12,3%, a mesma para brancos e pretos ou pardos).

A Bahia foi o estado com a maior diferença entre as taxas de desocupação de mulheres por cor ou raça: mais 8,0 pontos percentuais no indicador para as pretas ou pardas, em comparação com as brancas. No Brasil como um todo, a desigualdade era significativamente menor, de mais 4,8 pontos percentuais, com as mulheres pretas ou pardas apresentando uma taxa de desocupação de 14,0%, frente a 9,2% das brancas. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/