Encontro formativo da LBV debateu desenvolvimento sustentável

MunicípiosFeira de Santana e SAJ

Encontro formativo da LBV debateu desenvolvimento sustentável

Formação aconteceu entre 8 e 11 de novembro

Crédito: Divulgação

A Legião da Boa Vontade (LBV) realizou entre os dias 8 e 11 de novembro um Percurso Formativo nos municípios de Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, promovendo um debate entre Organizações da Sociedade Civil, em sua maioria, cooperativas de reciclagem, sobre “Sustentabilidade e Solidariedade: um diálogo necessário”. 

A iniciativa nasceu a partir das demandas socioambientais identificadas pelas Organizações, através do Programa Rede Sociedade Solidária, da LBV que acompanha essas Organizações, com repasse de benefícios do gênero alimentício, de limpeza e higiene e também com ações de capacitação que elevem a autoestima desses públicos, e empodere os trabalhadores, principalmente no período da pandemia. 

O encontro abriu espaço para reflexões necessárias sobre a relação com o meio ambiente, com o objetivo de consolidar uma cultura efetiva de sustentabilidade, que invista em valores como solidariedade e Amor ao próximo, ferramentas que auxiliam na construção de um mundo melhor. Em Feira de Santana, o encontro contou com a participação dos catadores da Associação de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Feira de Santana (ARTEMARES) e com costureiras e artesãs, do grupo Coletivo de Costureiras e Artesãs da comunidade Jorge Américo, a exemplo da Lucineide Almeida que destacou o trabalho com costura, tintura de tecidos, com retalhos, que dão uma “vida” mais longa a tecidos que seriam descartados. 

Na ocasião, os representantes das organizações compartilharam experiências bem-sucedidas em trabalhos coletivos, e destacaram a importância dessa rede de apoio para cuidar melhor da nossa casa – o planeta Terra. Peron Rios, do Grupo Evangeliza Feira, que faz um trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade no município de Feira de Santana, destacou “Pra mim, hoje, esse momento aqui juntamente com a LBV e todas essas iniciativas de solidariedade mostra o quanto é importante esse trabalho em rede, esse trabalho que muda a vida de pessoas, quando a gente dá as mãos em prol de um objetivo: ver um mundo melhor, um mundo sustentável, onde as relações humanas e com o meio ambiente precisam dialogar, pra de fato ter um bem comum, e isso para nós foi vivenciado nesse dia de hoje”, afirmou Peron. 

Dentro da Programação do Percurso Formativo, 240 famílias atendidas pelas Organizações parceiras também foram beneficiadas com 4 toneladas de alimento não perecível, além de kits de higiene e limpeza para ajudar na prevenção da Covid-19. Além dos benefícios entregues, o programa Rede Sociedade Solidária, da LBV faz o acompanhamento e engajamento dessas organizações, dando suporte especializado a fim de esclarecer seus trabalhadores e voluntários a respeito da defesa e garantia de direitos expressos na Constituição Federal e de fortalecer o sistema de proteção social brasileiro. Para conhecer mais o trabalho da Instituição, acesse o site www.lbv.org.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/