Estudantes fazem protesto após bloqueio em orçamento de universidades federais

MunicípiosSalvador

Estudantes fazem protesto após bloqueio em orçamento de universidades federais

Ato foi contra a formalização de um bloqueio de recursos no Ministério da Educação 

Crédito: Arquivo Pessoal

Estudantes protestaram nesta quinta-feira (6), na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Salvador. Segundo os manifestantes, o ato foi contra a formalização de um bloqueio de recursos no Ministério da Educação, que de acordo com as universidades federais, vai afetar as atividades das instituições.

Conforme a Transalvador, por volta das 13h10, o grupo estava na frente do Forte São Pedro, sentido Praça Castro Alves. A situação deixou o trânsito no local intenso.

Antes de seguirem para o centro da capital baiana, os estudantes protestaram em um dos salões da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A manifestação acabou por volta das 15h.

Em nota, a Ufba informou que tomou conhecimento do bloqueio, mas ainda sem detalhes. A universidade afirmou que busca informações sobre o assunto para ter uma avaliação mais clara.

Ainda segundo a instituição, na manhã desta quinta, o reitor Paulo Miguez participou de uma reunião da Andifes e que voltará a se manifestar sobre o assunto nas próximas horas.

UFBA divulga nota

No começo da noite, a Universidade Federal da Bahia divulgou nota onde afirma que não irá parar. "A UFBA não irá parar de lutar para manter-se em funcionamento, e para isso será imprescindível a energia e a resiliência de nossa comunidade", diz.

Ainda segundo a nota, com o recém anunciado bloqueio, a UFBA terá 5,8% a menos em seu orçamento destinado ao custeio de despesas básicas, como água, energia elétrica, segurança, limpeza e manutenção, entre outros. Segundo a UFBA, somados aos R$ 12,8 milhões já cortados em junho, o novo corte pode resultar em uma perda de cerca de 18% do total orçado para este ano.

A nota ainda diz que "prevendo um cenário adverso, a UFBA vem adotando medidas de contenção de despesas, a fim de continuar, com enorme dificuldade, honrando seus compromissos". 

Com informações do G1 BA.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/