Festa de Nossa Senhora da Conceição retorna após dois anos de pandemia

MunicípiosSalvador

Festa de Nossa Senhora da Conceição retorna após dois anos de pandemia

Comemoração foi antecedida por um novenário em homenagem à Padroeira da Bahia 

Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira (8) a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, paróquias ao redor de Salvador e devotos comemoram o dia de Nossa Senhora da Conceição. A festa, que não ocorre há dois anos, foi antecedida por um novenário em homenagem à Padroeira da Bahia, que se estendeu de 29 de novembro a 7 de dezembro.

A Basílica, construída em 1549 e localizada no bairro do Comércio, reúne milhares de fiéis anualmente para a solenidade, que está diretamente ligada à história do Brasil – segundo historiadores, a cidade de Salvador foi fundada pelo governador-geral do Brasil Tomé de Sousa, devoto da Santa, trazendo sua religiosidade para nossa cidade.

A comemoração, que não aconteceu nos últimos dois anos devido à pandemia, é aguardada com felicidade por Gabriela Dias, representante da Irmandade da Conceição Da Praia. "Minha expectativa para a festa é que ela volte a ser como antes. paramos por causa da pandemia, e foi horrível ter que fazer listas para controlar o acesso dos fiéis", disse.

Programação

Rafael Moraes, devoto de Nossa Senhora Imaculada da Conceição, veio de São Paulo visitar a Basílica que homenageia sua crença. "A Imaculada cuida da Baía de Todos-os-Santos, é de uma beleza, de uma verdade, uma fé e resistência sem fim", conta ele.

O cerimonial terá início com a Alvorada Festiva e missas às 5h, às 6h, às 7h30, às 12h30, às 14h, às 15h30 e às 17h. Às 9h, o Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, promove a Solene Celebração Eucarística, do lado de fora da Basílica – segundo Gabriela, são esperados até 25 mil fiéis

Após a o ato litúrgico, os participantes seguirão em procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José, passando pelas ruas do Comércio e retornando para a Basílica para a benção do Santíssimo Sacramento. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/