Governo convoca população para registrar avistamentos de peixe-leão em águas baianas

MunicípiosEspécie invasora

Governo convoca população para registrar avistamentos de peixe-leão em águas baianas

Espécie exótica e invasora, o peixe-leão se estabelece fora de sua área de ocorrência natural e provoca impactos significativos sobre a biodiversidade marinha

Foto: Divulgação

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), convida a população a colaborar com o registro de avistamentos do peixe-leão em águas baianas, por meio do preenchimento de um formulário online.

Espécie exótica e invasora, o peixe-leão se estabelece fora de sua área de ocorrência natural e provoca impactos significativos sobre a biodiversidade marinha, alterando o equilíbrio dos ecossistemas costeiros e recifais.

O formulário tem como objetivo reunir informações sobre a presença e a distribuição da espécie no litoral da Bahia, subsidiando ações mais eficazes de monitoramento, controle e pesquisa, em consonância com o Plano de Ação para Conservação de Recifes de Corais da Bahia.

O diretor de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, reforçou a importância da participação da sociedade nesse processo de enfrentamento às espécies invasoras e no fortalecimento da gestão ambiental colaborativa. "Como o litoral baiano é muito extenso, será muito importante contar com a colaboração da sociedade baiana para apoiar essa iniciativa de mapeamento desta espécie invasora. Assim, poderemos direcionar de forma mais eficiente os esforços de enfrentamento do peixe-leão para as regiões com maior ocorrência da espécie".

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Registrado pela primeira vez na Bahia em fevereiro de 2025, o peixe-leão é originário da região do Indo-Pacífico e representa uma séria ameaça aos ecossistemas marinhos, devido ao seu alto potencial reprodutivo, à ausência de predadores naturais e ao seu comportamento alimentar voraz, que compromete populações nativas de peixes e crustáceos.
Nesse sentido, a participação cidadã é fundamental para apoiar a proteção dos ecossistemas marinhos. O preenchimento do formulário é rápido e a sua contribuição faz a diferença.

Clique AQUI para preencher o formulário.

Em caso de avistamento não tente capturá-lo. No caso da pesca acidental do peixe-leão, não devolva para o mar. Registrem os avistamentos e caso o animal seja capturado, se possível, mantenha o exemplar refrigerado para envio à UFBA para possibilitar a realização de pesquisas científicas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 23 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/