IBGE treina 12.500 recenseadores na Bahia para Censo 2022

Municípios​Saiba mais

IBGE treina 12.500 recenseadores na Bahia para Censo 2022

Faltam duas semanas para o início dos trabalhos oficiais

Crédito: Divulgação/IBGE
A duas semanas do início da coleta do Censo Demográfico 2022, em 1 de agosto, o IBGE entra nesta segunda-feira (18) na etapa mais importante desta reta final de preparação: o treinamento de cerca de 183 mil recenseadores em todo o Brasil, quase 12.500 deles na Bahia.

Todos serão treinados por uma semana, até sexta-feira (22), de forma presencial e descentralizada. Aqueles que forem atuar em áreas indígenas ou quilombolas terão um dia adicional de capacitação, em 25 de julho.

Foram preparados cerca de 5 mil locais de treinamento e 10 mil salas de aula em todos os estados do país. Na Bahia, serão 719 salas/turmas, onde 1.438 instrutores, atuando em duplas, darão as aulas.

Só em Salvador, serão treinados por volta de 2.600 recenseadores, divididos em 93 turmas, todas elas funcionando em salas cedidas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), nos Pavilhões de Aulas (PAF) I, III e IV, no bairro de Ondina, e no PAF VI, na Federação.

Os recenseadores são o coração do Censo, as figuras centrais na engrenagem da operação censitária. Eles visitarão os cerca de 75 milhões de domicílios brasileiros (5 milhões na Bahia), em todos os 5.570 municípios, entrevistando pelo menos um/a morador/a em cada residência. Tudo isso para atualizar o mais completo e detalhado retrato de quantos somos, onde estamos e como vivemos.

Para tanto, nos cinco dias de treinamento, terão contato intensivo com os conceitos e as metodologias da coleta do Censo Demográfico. Também aprenderão, na prática, a operar o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que será utilizado na operação. Terão ainda aulas sobre ética e integridade e condutas de abordagem. Ao final da capacitação, passarão por uma avaliação que é parte do processo seletivo e eliminatória. Serão efetivamente contratados apenas aqueles que acertarem no mínimo 50% da prova final.

"Além os conhecimentos técnicos adquiridos no treinamento, será importante também compartilhar competências socioemocionais, que permitam aos recenseadores, mais que coletar dados, criar uma parceria com os informantes, por meio de uma relação de confiança", afirma Rony Freitas, coordenador de Treinamento do Censo na Bahia. 

Veja também:

 

Comentários: 1

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - Alessandra Batista deSantana em Quinta, 21 Julho 2022 07:40

Quando vai chama Simplificado para treinamento está esperando uma oportunidade já si duas semanas para todos estados

Quando vai chama Simplificado para treinamento está esperando uma oportunidade já si duas semanas para todos estados
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/