Inaugurada nova ponte entre Xique-Xique e Barra na região centro-oeste

MunicípiosBahia

Inaugurada nova ponte entre Xique-Xique e Barra na região centro-oeste

Obra vai beneficiar 2.5 milhões de baianos 

Crédito: Manu Dias/GOVBA

Encurtar distâncias, acelerar o desenvolvimento e fazer da Bahia um estado cada vez mais integrado. Estas são algumas das missões sendo cumpridas, a partir de agora, pela Ponte Barra – Xique-Xique. Com seus mais de mil metros de extensão sobre o Rio São Francisco, a obra foi inaugurada nesta sexta-feira (3), pelo governador Rui Costa, e transforma, definitivamente, o cenário na ligação entre o oeste e o centro-norte do estado, beneficiando diretamente cerca de 2,5 milhões de baianos.

Até a chegada da ponte, balsas e barcos cumpriam o dever de transportar veículos e pessoas entre os dois lados do rio, percurso que, considerando o tempo de espera, poderia durar mais de 1 hora. Essa realidade se torna passado com a chegada da obra estruturante na qual o Governo do Estado investiu R$ 133 milhões.

“Essa ponte não é apenas uma obra de concreto. É uma importante ligação entre duas regiões com forte vocação agrícola, que são o Oeste e a região de Irecê. Também estamos integrando essas duas regiões com o norte da Bahia. Presenciaremos, no futuro breve, o impacto econômico dessa obra no desenvolvimento dessa região. É um momento de alegria, investimentos que transformam a atividade econômica e transformam a vida das pessoas”, explicou o governador, após inaugurar, oficialmente, o equipamento.

Para o vice-governador João Leão, também presente no evento, “essa obra representa muita coisa boa e um futuro muito grande. Estão construindo aqui na região usinas de açúcar, grandes projetos de irrigação, e ainda virão muitas obras que vão se complementar com essa ponte”, complementou.

Além da ponte, outras obras de melhorias foram realizadas na BA-160, integrante do Sistema Viário BA-052, como restauração de 28 quilômetros, implantação de baias de emergência e pontos de parada de ônibus, correções na geometria da rodovia e melhoria de acessos locais.

As intervenções geraram cerca de 350 empregos diretos e 50 indiretos, e são fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Concessionária Estrada do Feijão (Concef), com a participação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) como agente fiscalizador. “A ponte vai integrar duas regiões produtivas na área da agricultura e do agronegócio, permitindo não só a interação entre essas regiões como o escoamento da safra nos dois sentidos, para o leste e para o oeste da Bahia. Foi um compromisso do Governo do Estado, que entregou uma obra desta magnitude em tempo recorde”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Motorista de caminhão, Paulo Marques faz, diariamente, a travessia entre Xique-Xique e Barra para fazer entregas da empresa onde trabalha. Saindo da balsa, provavelmente pela última vez, ele já fala com expectativa positiva sobre a ponte. “Com certeza vai ser muito melhor para a gente. Vai mudar 100%. Só a demora que a gente esperava para atravessar era demais. Mas agora com essa ponte vai ser tudo de bom”.

O mesmo acontece com a estudante de agronomia Caroline Santos. Morando em Barra, ela faz estágio em Irecê e frequentemente precisava atravessar o rio pela balsa. “É um sonho que está sendo concretizado. Nossa cidade ficou muito tempo atrasada, justamente, por não ter uma ponte como essa. Mas agora é uma realidade e estamos muito felizes, tanto a população de Barra como das cidades vizinhas”, conta a jovem.

Além dos prefeitos de Barra, Xique-Xique e de outras cidades da região, deputados estaduais e federais, os senadores baianos Otto Alencar e Jaques Wagner acompanharam a inauguração. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/

Cron Job Iniciado