Micro e pequenos negócios baianos geram mais de 95 mil novos empregos

MunicípiosBahia

Micro e pequenos negócios baianos geram mais de 95 mil novos empregos

Em cada dez empregos com carteira assinada, oito estão nas MPE

Crédito: Reprodução PEGN
As micro e pequenas empresas (MPE) baianas foram responsáveis, em 2022, pela geração de mais de 95 mil empregos com carteira assinada no estado, o que corresponde a 79% dos postos de trabalho formais. A Bahia foi o estado do Nordeste que obteve o maior saldo acumulado em 2022, concentrando 32% dos postos de trabalho criados na região, seguido por Pernambuco (17%), Ceará (15%) e Maranhão (9%). É o que mostram os dados levantados pelo Sebrae a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

O setor de serviços foi o que teve maior destaque com a geração de 42.504 empregos, com 45% de participação, seguido pelo setor de construção civil (25%), com o saldo positivo de 23.924 novas oportunidades de trabalho no estado da Bahia.

Dentre as atividades econômicas, o destaque para as maiores geradoras de postos de trabalho ficou na construção de edifícios (13%), em restaurantes e similares (3%) e em serviços de engenharia (2%), respectivamente.

Os municípios de Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas foram as cidades baianas em que as MPE mais contribuíram para os resultados positivos do estado. A capital registrou saldo de mais de 24 mil empregos. Já em Feira, foram mais de 7 mil, enquanto Lauro de Freitas registrou mais de 5 mil.

De acordo com o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, esses números reforçam a relevância das micro e pequenas empresas para a economia do estado e também do país. "Os pequenos negócios são os maiores geradores de emprego e renda na Bahia e no Brasil. Mesmo com uma pequena diminuição em relação a 2021, em que essas modalidades geraram 81% dos empregos com carteira assinada na Bahia, com mais de 108 mil postos de trabalho gerados, é um excelente resultado para o estado em 2022, neste cenário de dificuldades com a pandemia nos últimos anos", avalia Khoury.

O superintendente destacou o papel do Sebrae Bahia no apoio às micro e pequenas empresas. "Esses resultados se traduzem em renda para as famílias, movimentando e dinamizando a economia local nos nossos municípios. Nós damos o apoio necessário para que micro e pequenos empresários e empresárias possam se manter sustentáveis, fortalecidos e cresçam junto com a economia local", afirma. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/