MPF e PF investigam ex-gestor do Conselho de Fisioterapia por suposta fake news

MunicípiosBahia

MPF e PF investigam ex-gestor do Conselho de Fisioterapia por suposta fake news

Série de informações falsas teria sido criada por Gustavo Vieira, ex-presidente do quadriênio 2018-2022 

Crédito: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) investiga o suposto uso da máquina pública na divulgação de fake news por um ex-gestor do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região - Bahia (Crefito-7).

Segundo acórdão publicado no último dia 12, no Diário Oficial da União (DOU), Gustavo Vieira, ex-presidente do Crefito-7 no quadriênio 2018-2022, atualizava um perfil no Instagram, @fisioterapeutadestemido, no qual atacava adversários e disseminava ódio nas redes sociais.

Após sindicância no Conselho, foi possível verificar que o número do telefone, linha institucional do Conselho Regional, era usado pelo ex-presidente.

Além disso, a Polícia Federal (PF) também identificou que o registro de IP indica que a página do Instagram era acessada da sede do Crefito-7, na Bahia.

"Que a referida página se destina na maioria das postagens a promover inserção de matérias destinadas a desenvolver, de forma anônima e no interesse privado do ex-presidente do CREFITO-7, a promoção de campanhas eleitorais dos Conselhos Regionais e Federal, incluindo críticas e disseminação de notícias falsas ou destinadas a ofender outros profissionais, injuriando-os por meio de postagens negativas, utilizando-se do anonimato para que não haja a devida responsabilização", diz trecho da publicação feita diário.

Agora, será encaminhada uma representação ao Ministério Público Federal e à PF para que seja apurada suposto uso do patrimônio público para finalidade privada. O acórdão é assinado pelo presidente do Conselho, Roberto Mattar Cepeda, e também pelo diretor secretário em exercício, Abdiel Pereira Dias.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/